André Janones (Avante-MG) está na capital amazonense com o objetivo de conhecer mais tecnicamente a Zona Franca de Manaus para reunir argumentos que o embasem no tema da reforma tributária, que está em discussão no Congresso Nacional.
por Layana Rios publicado: 04/10/2019 17h45 última modificação: 04/10/2019 19h04
Cumprindo agenda em Manaus, o deputado federal André Janones (Avante-MG), acompanhado por equipe técnica da Suframa, visitou, nessa sexta-feira (4), três fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM): Moto Honda da Amazônia, Samsung Eletronics e Caloi Norte. Janones está na capital amazonense com o objetivo de conhecer mais tecnicamente a Zona Franca de Manaus para reunir argumentos que o embasem no tema da reforma tributária, que está em discussão no Congresso Nacional.
Na Moto Honda, a comitiva foi recepcionada pelo diretor administrativo e financeiro da fábrica, João Mezari, e pelo gerente de relações institucionais, Hélio Shimpei. Eles informaram que a planta de Manaus é a mais verticalizada da Moto Honda no mundo. “Nós praticamente fabricamos tudo: aros, rodas, tanques de combustível, assento, todos os injetáveis e peças plásticas. A essência da moto é toda fabricada aqui. Além disso, trouxemos 34 fornecedores para Manaus, sendo 14 do Japão, que formam um cluster e nos entregam ‘just in time’ e temos 120 fornecedores em todo o Brasil, gerando emprego também fora da Zona Franca”, disse Shimpei.
Na Caloi, o gerente financeiro da empresa, André Nogueira, além apresentar a planta, explicou como funcionam os Processos Produtivos Básicos (PPBs) dos três produtos da empresa, que são bicicletas com câmbio, sem câmbio e elétrica. “Nossos PPBs obrigam a fazer dentro da fábrica toda a parte de tratamento e solda de aço e alumínio, ou seja, as partes principais da bicicleta – quadro, guidão, rabeira e roda – são produzidas aqui, além da pintura e montagem”, afirmou. A Caloi está no auge da produção do ano, com a fabricação de 4.200 bicicletas por dia e 934 empregos, que deverão chegar a 950 nos próximos meses.
Janones, que ontem também esteve na sede da Suframa recebendo palestra técnica sobre o modelo Zona Franca, afirmou sair satisfeito com o conhecimento adquirido e com a experiência das visitas. “Você não consegue, pela letra fria de um texto, entender o real significado que tem esse Polo Industrial aqui para a região, então isso ajudou bastante”, disse, ressaltando, ainda, a importância de que mais parlamentares e autoridades em geral possam ter a experiência de conhecer o Polo Industrial de Manaus. “Posicionamentos divergentes fazem parte da democracia, o que não deveria fazer parte é uma opinião sem conhecimento de causa, então até para quem quer se posicionar contrário, que venha conhecer primeiro e depois se posicione com conhecimento efetivo de algo que é tão importante para o nosso País. O debate (da reforma tributária) não PODE ser simplista, não PODE ser minimizado, pelo contrário, tem que ser um debate mais profundo e mais complexo para não cometermos o risco de nenhuma injustiça”, concluiu.