Últimas notíciasConvênio, assinado no plenário da Assembleia Legislativa, oferta 60 vagas no curso de pós-graduação em Processos Legislativos e Políticas Públicas
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) assinou, na manhã desta quarta-feira, 9, convênio com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O objeto é ofertar curso de pós-graduação em Processos Legislativos e Políticas Públicas da Faculdade de Direito aos servidores do poder Legislativo. Ao todo, serão 60 vagas e as inscrições podem ser feitas, a partir do dia 10 de outubro, na escola do Legislativo Senador José Lindoso.
Na solenidade, o reitor da UFAM, professor Sylvio Puga, ressaltou que a parceria entre a Universidade e o Poder Legislativo Estadual é antiga. “A UFAM, por meio da Faculdade de Direito, ao oferecer a pós-graduação em Processos Legislativos e Políticas Públicas aos servidores do poder Legislativo cumpre a sua missão de disseminar o conhecimento na Amazônia. Essa é mais uma oportunidade de interação da UFAM com a Aleam, em uma área importante, como o Direito. Temos mestrado em Direito na UFAM e, este ano, a nota cinco no exame Nacional de Desempenho dos estudantes (Enade), o que mostra a qualidade do nosso curso de graduação e pós-graduação”, enfatizou.
O presidente da Aleam, deputado estadual Josué Neto (PSD), destacou que a capacitação de servidores da Casa Legislativa atende a necessidade do serviço e, também, a promoção pessoal. “É uma honra para a Aleam firmar parceria com a UFAM, instituição que tenho carinho por ser egresso de ciências Econômicas. Nós entendemos que este é um momento de valorizar o servidor, pois servidores capacitados são profissionais motivados. Qualificá-los significa melhorar os serviços oferecidos a nossa população do Amazonas”, ponderou o presidente da Casa.
Para diretor da Faculdade de Direito da UFAM, professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, a especialização estreita as relações entre as duas instituições. “Poder estabelecer um convênio entre a Faculdade de Direito e Aleam permite aproximar o desenvolvimento de políticas públicas, planejadas pelo poder Legislativo, à nossa Universidade”, explicou o diretor.
O coordenador da pós-graduação em Processos Legislativos e Políticas Públicas da Faculdade de Direito, professor Adriano Fernandes Ferreira, explicou que a especialização busca, na área do ensino, qualificar os servidores da Aleam e na Pesquisa realizar publicações do material produzido pelos futuros pós-graduandos. “A pós-graduação tem duração de 18 meses e será dividida em 15 módulos. Além dos professores da Faculdade de Direito, algumas referências nacionais na área de Processos Legislativo e Políticas Públicas serão convidadas para ministrar módulos”, esclareceu.
De acordo com o diretor da escola do Legislativo, João Paulo Jacob, o curso é dinâmico e, como envolve Políticas Públicas, não é voltado apenas para graduados em Direito. “Qualquer servidor interessado, com graduação, PODE fazer a pós-graduação em Processos Legislativos e Políticas Públicas. Sem dúvidas é um ganho para os participantes porque no decorrer do curso serão abordados mecanismos e práticas entre o poder Legislativo e Políticas Públicas para que a Casa cumpra o seu dever, que é melhorar e avançar no atendimento da população em geral”, finalizou.
Fotos: Danilo Mello/Aleam