Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Dia Internacional da Saúde Mental tem mesa-redonda para discutir tratamentos e avanços na saúde pública
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dia Internacional da Saúde Mental tem mesa-redonda para discutir tratamentos e avanços na saúde pública

07/10/2019
Compartilhar

11:17 – 07/10/2019
 
Visando dialogar sobre a saúde Mental e seus diversos aspectos, a Secretaria de Estado de saúde (SUSAM), por meio da REDE de Atenção Psicossocial, realiza nesta quinta-feira (10/10) evento alusivo ao Dia Internacional da saúde Mental, com uma mesa-redonda entre profissionais da área. O evento acontece a partir das 13h30, no auditório Selma Soares, do Instituto da saúde da Criança do Amazonas (Icam), localizado na avenida Codajás, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

O evento é aberto ao público em geral e aos profissionais que atuam na área de saúde mental que buscam qualificação. Para a coordenadora estadual da REDE de Atenção Psicossocial, Luciana Diederich, o evento visa contextualizar a saúde mental no Estado e empoderar os profissionais.

“Queremos que os profissionais estejam munidos de conhecimento teórico, para construir práticas voltadas à garantia dos direitos e acesso aos serviços, sempre dialogando com os demais serviços de saúde”.

Participam da mesa-redonda a psicóloga Mariana Pelizer e o médico sanitarista Antônio de Pádua. A assistente social da Policlínica Zeno Lanzini, Viviane Gaia, será a mediadora do encontro e também abordará temas relevantes para a saúde pública com ênfase na saúde mental.

Temas em discussão – O evento irá discutir sobre a clínica em saúde mental e sobre a medicalização da vida, na tentativa de superar as práticas manicomiais que impactam na linha de cuidado. A psicóloga Mariana Pelizer traz para o debate o tema “Clínica dos Afectos – A potência dos encontros”. A profissional desenvolve projetos utilizando a arte relacionando a psicologia e a saúde mental.

Com o tema “Quem quer sofrer? Sobre a dor e a medicalização da vida”, o médico e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Antônio de Pádua, aborda o uso de medicamentos no tratamento de doenças relacionadas a saúde mental.

Data comemorativa – O Dia Internacional da saúde Mental, lembrado em 10 de outubro, é uma oportunidade de conscientizar e mobilizar a população sobre questões de saúde mental. Em 2019, a Organização Mundial de saúde, traz como tema a prevenção do suicídio, com a campanha “40 segundos para Agir”.

Conforme a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comente suicídio no mundo. A organização aponta que, por ano, cerca de 800 mil pessoas no mundo cometem ou tentam suicídio, segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Codajás, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Saúde Mental, Saúde Pública, Serviços, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador interino Roberto Cidade inaugura Centro de Atenção Integral Juventude TEA, em Manaus

09/04/2026
Governo do Amazonas

Instituto da Mulher Dona Lindu é referência em atendimento integral à saúde da mulher na Amazônia

09/04/2026
Governo do Amazonas

Siamesas que nasceram na maternidade Ana Braga completam um ano e atestam avanço da saúde no Amazonas

09/04/2026
Governo do Amazonas

Calha do Juruá: Cosama promove treinamento de Práticas Comerciais voltado a colaboradores de agências do interior

09/04/2026
Governo do Amazonas

FCecon divulga resultado final do programa de iniciação científica

09/04/2026
Governo do Amazonas

Jornada Literária marca início de programação cultural nas bibliotecas de Manaus

09/04/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus