A Secretária Municipal de Educação (Semed-Manaus) entregou na tarde desta sexta-feira, 4/10, a Biblioteca Escolar Tenório Telles, da Escola Municipal Leonardo da Vinci, localizada no bairro Nova Esperança, zona Centro-Oeste Manaus. Com o novo espaço, agora a rede municipal de ensino conta com um total de 200 bibliotecas escolares em pleno funcionamento.
Segundo a coordenadora técnica das bibliotecas escolares da Semed, Loana Portela, o espaço oportuniza o desenvolvimento integral dos alunos porque funciona como um suporte de aprendizagem. “A biblioteca escolar contribui no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos, tendo como um dos objetivos primordiais desenvolver e promover a leitura e a informação, contribuindo para que se torne um cidadão crítico. Este espaço deve trabalhar em consonância com o pedagogo”, explicou.
A biblioteca da Escola Leonardo da Vinci atenderá os 540 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e contará com um acervo de mais de 2.700 livros da literatura infantil, amazonense, brasileira, bem como exemplares de suportes pedagógicos, paradidáticos, enciclopédias, interdisciplinares, dicionários e das disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Antes do espaço, a escola realizava o trabalho de incentivo à leitura e o contato de obras de escritores importantes da literatura de modo geral em uma sala de leitura, em um lugar adaptado, criado para atender da melhor forma possível o quantitativo de alunos da unidade.
Por esse motivo, segundo a gestora Lidiane Brito, a escola recebe a biblioteca com muita alegria. “Com a biblioteca teremos um espaço mais receptivo, mais organizado e mais alegre para atender a comunidade e todos os nossos alunos. Com isso, os professores também poderão diversificar as metodologias de ensino em sala de aula. Então, essa inauguração é um momento de muita alegria para escola”, frisou.
Escolha
O nome do patrono foi escolhido de forma democrática pelo próprios alunos, por meio de uma votação realizada com simulador de eletrônica no dia 3 de setembro. A intenção, de acordo coma direção da escola, foi dar mais confiabilidade ao processo de escolha do nome da biblioteca.
Tenório Telles
Tenório Telles, natural da cidade de Anori, localizada ao Oeste da capital amazonense, é professor, poeta, ensaísta, dramaturgo e crítico literário. O patrono é membro da Academia Amazonense de Leras, conhecido não apenas no Amazonas, mas em todo o País com obras que abordam a literatura brasileira e regional em variados contextos linguísticos. Entre as obras marcantes do escritor estão: a Antologia do Conto do Amazonas, publicado em 2010 pela editora Valer e Edifício Marquês de Sade, publicado em 2014 também pela editora Valer.
Texto: Emerson Santos
Fotos: Divulgação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054