Desde que assumiu o seu primeiro mandato em 2015, a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), clamava pela ampliação do número de Delegacias Especializadas da Mulher no Amazonas por meio de pronunciamentos, indicações, requerimentos e destinação de emendas impositivas ao Orçamento.
Para ela, foi preciso o “novo”, representado pelo governador Wilson Lima (PSC), enxergar essa necessidade e inaugurar duas novas unidades na capital e avançar, também, na rede de proteção à mulher no interior.
Na época em que estava sozinha na Assembleia, como única deputada, Alessandra alertava em seus pronunciamentos e requerimentos que a Delegacia da Mulher do Parque Dez não era suficiente para o atendimento das demandas.
Existia ainda o anexo na Cidade de Deus, com estrutura mínima. Numa ação direta da deputada, ambas as unidades receberam este ano R$ 100 mil de emenda impositiva para aquisição de equipamentos e modernização. Somado a isso, a atual administração ouviu o clamor de Alessandra e inaugurou em pouco menos de dez meses as unidades da Delegacia da Mulher na Cidade de Deus, Zona Norte, e na Colônia Oliveira Machado, Zona Sul.
“Sem dúvida, considero a inauguração dessas duas Delegacias da Mulher conquistas históricas do nosso mandato. Hoje é um momento emocionante para nós que lutamos pelos direitos das mulheres”, disse Alessandra durante a inauguração da Delegacia da Mulher da Zona Sul, na manhã da última quarta-feira, 2 de outubro.
“Durante quatro anos eu fui a única deputada entre 24 deputados. Naqueles quatro anos que eu estive lá sozinha, nós tivemos uma luta árdua pelos direitos das mulheres amazonenses. Aqui a gente está falando de um lugar que vai combater a violência contra a mulher e que vai punir os agressores”, enfatizou a deputada.
Interior
Em sua fala, a presidente da Comissão da Mulher da Aleam, destacou também a ampliação da rede de proteção à mulher no interior do Estado. Segundo o Governo, no interior estão em funcionamento as Delegacias Especializadas de Polícia as e Delegacias Interativas – voltadas ao atendimento de ocorrências relacionadas a mulheres, idosos e crianças – em dez municípios: Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Eirunepé, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Coari. A rede especializada deve ser ampliada, com a instalação de unidades especializadas em municípios pólo.
Além disso, no início de agosto foi inaugurada a primeira unidade do Serviço de Apoio a Mulheres, Idosos e Crianças (Samic), no município de Itacoatiara. Outras seis unidades estão sendo planejadas para o interior do Estado. “As mulheres não tinham nenhum tipo de atendimento no interior, mesmo nós tendo dez delegacias regionais que, em tese, deveriam fazer esse atendimento. Hoje, além de reativar esse atendimento nas delegacias regionais do interior, o Governo está instituindo o Samic”, enalteceu a vice-presidente da Assembleia.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Hudson Fonseca/Aleam