De autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT), ocorreu nesta quarta- feira (02), na Câmara Municipal de Tabatinga, uma Audiência Pública que debateu a situação da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte – IP4 do município.
Um grupo da região do Alto Solimões, composto também por armadores que trabalham na região do município, esteve presente no gabinete do deputado pautando sobre a falta de estrutura do Porto Público; local este, segundos eles, para atender a demanda de, em média, embarque e desembarque de mil passageiros por semana, transportados por meio de 14 embarcações cadastrados pelos próprios armadores.
Durante a Audiência, o deputado destacou a importância do profícuo funcionamento do porto para a população de Tabatinga, salientando também que é preciso que haja mais comprometimento por parte do Governo Federal e do Estado na melhor estruturação e reativação dos portos de pequeno porte nos municípios do Amazonas.
“Sabemos que no Amazonas nossas estradas são nossos rios. Muitas vezes, o único acesso a localidades é por meio desses portos. A melhoria e reativação deles vai culminar no desenvolvimento e na sustentabilidade de nossos municípios e, principalmente, aqui no Alto Solimões”, disse Sinésio.
Os órgãos presentes e o engenheiro Mário Antônio da Silva, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), relatou que vai ocorrer a realização da instalação Portuária pública de pequeno porte IP4 do Município de Tabatinga no dia 08/10/2019. Ao final da Audiência, uma visita técnica à estrutura do Porto de Tabatinga também foi realizada.
“Estamos in loco no porto de Tabatinga e confirmamos que a desativação dele significa desperdício. É jogar no rio valores vultosos que foram liberados para a construção do porto. A desativação só geraria escombros às margens dos rios. Isso é uma falta de respeito com a população do interior e, diante disso, vamos acompanhar o resultado dessa demanda”, encerrou o parlamentar.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto e Fotos: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
[email protected]