Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Planejamento: PPA 2020-2023 é concluído e encaminhado à ALEAM
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Planejamento: PPA 2020-2023 é concluído e encaminhado à ALEAM

30/09/2019
Compartilhar

Quatro meses depois de mobilizar gestores de toda a REDE pública estadual e cidadãos de todos os municípios em oficinas de trabalho e consultas, o Plano Plurianual 2020-2023, projeto de Planejamento do Estado para os próximos quatro anos, foi concluído e está sendo encaminhado hoje (30/09) à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para apreciação dos deputados. O PPA deve ser aprovado até  dezembro deste ano.

O PPA é um instrumento fundamental de planejamento da administração pública que define diretrizes e metas para os governantes por um período de quatro anos. É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas da sociedade com a definição de programas e orientações estratégicas na definição do orçamento do Estado.

A elaboração do NOVO PPA começou em maio deste ano, com a consulta à Sociedade, na qual os cidadãos puderam apontar quais os projetos que consideravam prioritário para a melhoria das condições de vida no Estado, por meio de aplicativos digitais ou participação presencial. No total, foram 12.650 sugestões encaminhadas e 4.044 participações dos cidadãos de todos os municípios.

O maior volume de sugestões foi voltado para os temas educação Transformadora, saúde integral, infraestrutura e Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Entre as diversas ações incluídas no PPA estão a  Implantação, Ampliação, Melhoria e Modernização Logística de Transporte e mobilidade urbana e Transporte Coletivo da Região Metropolitana, do Programa Mais Infra. A recuperação e pavimentação de estradas vicinais e a melhoria da infraestrutura de escoamento da produção foram ações inseridas no Programa Produzir Amazonas.

Os recursos do primeiro ano de vigência do PPA, em 2020, estarão alocados no Projeto de lei orçamentária Anual (PLOA), o qual prevê, em sua totalidade, R$ 18,744 bilhões.

O secretário de estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, destacou a construção coletiva que envolveu gestores e, sobretudo, os cidadãos, na elaboração do PPA. “Esse projeto reflete de forma bem precisa os anseios e as demandas da população”, resumiu.

ODSs

O alinhamento do PPA do Amazonas à Agenda 2030 Brasil – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), do Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD), o qual busca a promoção do bem-estar, qualidade e humanização no atendimento ao cidadão, a promoção do crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego, trabalho e a melhoria dos serviços públicos, foi o grande avanço na elaboração do projeto.

A adequação do PPA aos 17 objetivos (ODS) e suas 169 metas facilitou, do ponto de vista técnico, a priorização das ações, definidas em oficinas de trabalho.

Nestas oficinas foram definidos aceleradores de desenvolvimento,  que são políticas, programas ou projetos que agilizam o progresso com a racionalização dos investimentos públicos, e direcionadores, que são caminhos prioritários para a implementação dos aceleradores.


Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Saúde, SEPLANCTI, Serviços, Tecnologia, Transporte, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Sine celebra 50 anos com homenagens e reconhecimento à trajetória de servidores e parceiros

21/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti realiza ação voltada ao empreendedorismo para servidores da pasta

21/10/2025

Sedecti apoia workshop do BNDES sobre Programa Mais Inovação voltado a empresas da Zona Franca de Manaus

20/10/2025
SEPLANCTI

Secretário Serafim Corrêa destaca desafios e avanços da Zona Franca de Manaus diante da Reforma Tributária

17/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti recebe empresas europeias voltadas ao uso de tecnologias sustentáveis

14/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti destaca importância da inovação em workshop sobre desafios do setor eletroeletrônico do PIM

10/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus