Saber ouvir e não julgar são os conselhos principais da psiquiatra Daniele Holanda e da psicóloga Sandra Reis na palestre de fechamento do Setembro Amarelo da Câmara Municipal de Manaus (CMM). “Na maioria das vezes quem pode ajudar é o familiar e o amigo mais próximo porque em mais de 60% dos casos de suicidas são pessoas que nunca buscaram ajuda profissional”, destacou a psiquiatra Daniele Holanda.
De acordo com a psicóloga Sandra Reis, muita gente reluta em procurar ajuda com medo de ser tratado com medicamentos. “Boa parte dos casos de depressão são tratados por psicólogos sem necessidade de remédios”, destaca. “Mas quando necessário (ao psicólogo) encaminhar esse paciente é necessário um trabalho para que este não desista no meio do caminho, que saiba que para melhorar sua qualidade de vida é essencial o uso de medicamentos”.
Daniele foi questionada na palestra sobre como ajudar um adolescente que já tentou o suicídio. Segundo a psiquiatra, este adolescente deve estar em acompanhamento psicológico contínuo e seu habitat tem de ser estudado. “Boa parte dos adolescentes que entram em quadro depressivo vêm de famílias desestruturadas ou fazem uso de drogas”. O instagram da médica é o @dradaniholanda.
Texto: Liege Albuquerque – Dircom/CMM
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM