A parceria renovada este ano entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que resultou em programas importantes como o #Uma Nova Escolha, recebeu destaque pelo presidente da casa legislativa, Joelson Silva (PSDB), nesta sexta-feira (27), durante solenidade que marcou a entrega da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao desembargador e ouvidor Elci Simões. A sessão especial foi uma iniciativa do próprio Joelson e do vereador Amauri Colares (PRB), e reuniu familiares, amigos e autoridades locais, no plenário Adriano Jorge.
O programa #Uma Nova Escolha oferece cursos profissionalizantes de informática, assistente administrativo, recepcionista e agente de turismo. Joelson Silva falou em números e no legado que essa atividade tem deixado para a juventude.
“Conseguimos renovar o projeto, também com o apoio do Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e já beneficiamos mais de quinhentos jovens em vulnerabilidade social. Nosso apoio abrange também transporte, alimentação, fardamento e material didático para esses jovens”, destacou o presidente da CMM.
A Medalha de Ouro é a maior honraria concedida pela casa legislativa a pessoas que prestam serviços importantes à capital amazonense e ao Estado do Amazonas como um todo.
Ilustre profissional, justo, ético e cordial foram algumas das características direcionadas a Elci Simões, na homenagem.
Durante o discurso, Joelson Silva destacou também que o reconhecimento atribuído ao desembargador, deve-se às ações e estende-se, principalmente, às grandes realizações de toda a família Simões.
“Falar de um homem como o desembargador Elcy, é falar de toda a linhagem Simões, que tem feito muito pela vida dos manauaras e de todas as pessoas que vivem aqui. Essa medalha é um reconhecimento, e esta casa está e sempre estará aberta para novos projetos que venham a ajudar as pessoas da cidade de Manaus”, disse o presidente da CMM.
Sagradas Escrituras
Também propositor da homenagem, Amauri Colares ressaltou que Elci Simões realiza um grande trabalho de relações públicas e citou uma passagem bíblica para referendar a importância do magistrado pelos relevantes serviços prestado à cidade de Manaus.
“Como cristão faço uso das sagradas escrituras. Devemos dar honra a quem honra. Quem segue a justiça e a lealdade, encontra a vida, justiça e honra”, disse Colares, ressaltando que o TJAM tem o maior índice de produtividade e possui a menor taxa processual do país, fato divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo o vereador.
O desembargador e ouvidor Elci Simões agradeceu e enfatizou que, de tantas homenagens já recebidas ao longo da carreira, esta é a mais importante porque é concebida pelos representantes da cidade de Manaus.
“Sim, sou filho desta terra, daí a importância que se reveste essa comenda por esta augusta casa do povo. O Legislativo, portanto, é o mais autêntico e sedutor, porque é a imagem do próprio povo que emana seus representantes. Quero expressar os meus mais sinceros agradecimentos pela honraria desta casa, em especial ao vereador Amauri Colares e ao presidente Joelson Silva. Agradeço aos meus pais, que me fizeram honrar com ética minha profissão, e na vivência religiosa e humana praticada por eles. Aos meus filhos, princípios de honra e bondade. Tenho dito!”, enfatizou Elci Simões.
Mentor
Irmão do homenageado, o presidente do TJAM, Yedo Simões, relembrou o esforço para continuar os estudos, num momento considerado difícil para ambos, e chamou Elci de mentor de tudo o que fizeram para chegar aonde chegaram no campo profissional.
“Nós nos ajudamos, ele é meu mentor, comprava livros que eram guardados em caixas de sabão. Isso tudo resultou de nossos estudos, ainda à luz da lamparina. Representa o que temos de bagagem construída. Somos de família humilde, meu pai sempre prezou pelos estudos dos filhos. Essa homenagem, meu irmão, também é para mim, nossos pais, que permitiram chegar aonde estamos. Fico agradecido à Câmara pela homenagem ao meu irmão mais velho, queremos deixar um legado à sociedade”, disse Yedo Simões.
Convidados
Também participaram da solenidade na CMM as seguintes autoridades: Rafael Albuquerque de Oliveira (Governo do Amazonas); Marlene Leite (Polícia Militar); João de Jesus Simões (TRE); Carlos Fábio Monteiro (Ministério Público do Amazonas); Thiago Nobre (defensor publico); juiz Márcio Albuquerque (presidente dos Magistrados do Amazonas; Marco Aurélio Choy (OAB/AM); e pastor Raimundo Chagas, presidente da Asssembleia de Deus no Amazonas.
Momento ímpar
Em breve mensagem, o presidente da Ordem dos Advogados (OAB/AM), Marco Aurélio de Lima Choy, falou em nome dos mais de 15 mil advogados do Amazonas.
“No serviço publico essa homenagem se faz importante, é um momento impar. A palavra que define o desembargador Elci é a cortesia, que bem trata a todos de forma igualitária. Essa homenagem se faz merecedora, carregada de simbologia do reconhecimento do povo da cidade de Manaus, dos 41 parlamentares. Homenagem oportuna e extensiva a todos que fazem parte da magistratura amazonense”, sintetizou Marco Aurélio Choy.
Sobre o homenageado
O desembargador Elci Simões de Oliveira nasceu em Manaus, é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e é especialista em Direito Eleitoral pela Escola Superior de Ciências Sociais.
Entre os cargos relevantes destacam-se: juiz substituto do TJAM; juiz eleitoral das Comarcas de Itapiranga, Lábrea, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Benjamin Constant, Eirunepé e Rio Preto da Eva; juiz eleitoral da 2ª, 31ª e 68ª zonas eleitorais da capital; juiz de direito da Comarca de Presidente Figueiredo e juiz eleitoral presidindo o Plebiscito de 1993; juiz de direito da Comarca de Rio Preto da Eva.
Também exerceu a direção da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas por quatro, além de desembargador membro do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores no âmbito do Poder Judiciário Estadual.
Texto: Valdete Araújo – Assessoria da Presodência/CMM
Fotos: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM