Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: MPF em Minas obtém decisão judicial que obriga INSS a regularizar trâmite de processos administrativos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

MPF em Minas obtém decisão judicial que obriga INSS a regularizar trâmite de processos administrativos

25/09/2019
Compartilhar

Fiscalização de Atos Administrativos

25 de Setembro de 2019 às 15h45

MPF em Minas obtém decisão judicial que obriga INSS a regularizar trâmite de processos administrativos

Imprimir

Gerência Executiva da Previdência Social em Montes Claros possui processos parados há mais de 13 anos, enquanto prazo previsto em lei é de no máximo 45 dias

Foto mostra a fachada principal da agência do INSS em Montes Claros

Foto: Google Maps

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a regularizar processos pendentes de cumprimento de diligências e análise de pedidos de revisão de benefícios que se encontrem paralisados por mais de 30 e 45 dias, respectivamente, nas agências vinculadas à Gerência Executiva da Previdência Social em Montes Claros.

A decisão alcança agências em 11 municípios do norte de Minas Gerais: Montes Claros, Manga, Bocaiúva, Brasília de Minas, Janaúba, Januária, Pirapora, Rio Pardo de Minas, Salinas, Várzea da Palma e Espinosa, nas quais, de acordo com ação ajuizada pelo MPF no final do ano passado, verifica-se demora injustificada no cumprimento de diligências solicitadas pelas Juntas de Recursos da Previdência Social ou em casos de revisão de benefício.

Durante a investigação, apurou-se que alguns processos ficaram represados na APS de Montes Claros e agências vinculadas por prazo superior a 5 mil dias (13 anos!), havendo registro de processos baixados à APS no ano de 2002 ainda sem solução em 2011.

Verificou-se também que a situação só vem piorando. Enquanto em 2012 havia 116 processos com algum tipo de pendência, em 2016 já eram 450, e, em 2017, 575 processos aguardavam o cumprimento de diligências na GEX-MCL por período superior a 45 dias. Na agência de Montes Claros não foi dado andamento em nenhum dos 300 casos listados como pendentes desde 2012.

A portaria 323/200714, do Ministério da Previdência Social, estabelece prazos de até 30 dias para cumprimento de diligências e de 45 dias para a conclusão dos pedidos de revisão de benefício, e considerando que o tempo médio de espera para atendimento naquelas agências “destoa por completo dos padrões mínimos de razoabilidade”, o MPF ingressou com a ação para obrigar o INSS a promover as adequações necessárias à regularização do estoque de processos paralisados injustificadamente.

Segundo o Ministério Público Federal, “as falhas na prestação do serviço público ocorrem de forma generalizada, permanente e grave, afetando os beneficiários da região (dependentes do cumprimento das diligências solicitadas pela instância recursal e também nos casos de revisão de benefício), os quais vêm sendo submetidos a longos anos de espera incompatível com a natureza alimentar do benefício pleiteado”.

Isso porque “o pretenso beneficiário/assistido, salvo caridade alheia, permanecerá desamparado e sem qualquer fonte de renda que lhe garanta a subsistência. Essa é, por exemplo, a situação daqueles que fazem jus à aposentadoria por invalidez, cuja situação de presumida necessidade se manifesta justamente na incapacidade laboral e, consequentemente, na inaptidão para prover o próprio sustento. Ora, sonegar por anos a fio o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais, mediante injustificadas e desarrazoadas demoras no cumprimento das diligências necessárias, representa verdadeiro massacre à dignidade dos beneficiários e ofensa aos seus mais elementares direitos fundamentais, inclusive o próprio direito à vida e à saúde”.

Serviço público deficiente – Ao determinar a regularização dos procedimentos em atraso, o Juízo da 3ª Vara Federal de Montes Claros considerou que, “embora o INSS alegue que o lapso de cerca de dez anos de tramitação dos inquéritos gera uma percepção equivocada da realidade, o que se extrai dos inquéritos que embasam o pedido é que, ao longo dos anos, a autarquia previdenciária apresenta prestação de serviço público deficiente e cronicamente intempestiva”.

Ainda segundo o magistrado, “tal situação contrasta com o dever da administração pública de dar cumprimento aos princípios da legalidade e eficiência. As normas constitucionais exigem que as necessidades do administrado sejam atendidas de forma ágil e satisfatória, devendo, portanto, ser observado um prazo razoável para que o requerente obtenha uma resposta”. Além disso, “não bastante os princípios reitores do Agir administrativo, há ainda norma expressa prevista no art. 5°, inciso LXXVIII, da CR/88, que dispõe que a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.

Planilhas – Além de fixar prazo de 180 dias para conclusão de todas as diligências pendentes, a decisão judicial também determinou que o INSS apresente planilhas atualizadas contendo a relação de todos os processos que aguardam o cumprimento de diligências de revisão de benefício e as determinadas pelas Juntas Recursais.

(ACP nº 1000880-05.2018.4.01.3807- PJe)

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123.9008 / 9010
No twitter: mpf_mg

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Direitos das Pessoas com Deficiência, Distrito Federal, Estado de Minas Gerais, Fiscalização, Justiça, Legislação, Ministério Público Federal, Região Centro-Oeste, Região Sudeste, Saúde, Serviço Público
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus