O vereador William Abreu (PMN) apresentou, durante a ordem do dia desta quarta-feira(25/9), o requerimento 1954 solicitando informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) sobre a primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Urbano e a Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis).
A primeira etapa do projeto foi desenvolvida no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Uma das metas do Programa é a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada numa área de três mil metros quadrados, orçada em torno de R$ 7 milhões, que visa diminuir o despejo de águas poluentes no leito dos igarapés que cortam o bairro.
No entanto, de acordo com o parlamentar, o programa que tinha por objetivo também revitalizar as ruas e tornar-se “bairro modelo” encontra-se abandonado. “Recebi algumas informações de que o Prourbis 1ª etapa está abandonado, essa área fica no bairro do Jorge Teixeira. Estive lá ontem e de fato percebi a veracidade dos fatos. Precisamos de respostas sobre os avanços deste projeto,” questionou o vereador.
O vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) explicou que o Prourbis 1 foi assinado em 2010 e concluído entre 2015 e 2016 e tratava-se da requalificação do bairro Jorge Teixeira 3. “O investimento foi de U$ 113 milhões, na qual uma empresa de São Paulo executou a obra e foram construídas 204 unidades de apartamentos, um CRAS, uma creche e a ETE, que ainda não está funcionando mas já foi recepcionada pela empresa atual, Águas de Manaus e logo estará funcionando,” afirmou.
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria do vereador William Abreu
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom / CMM