O vereador Carlos Portta (PSB) discursou na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (25/9), para anunciar que vai destinar parte da emenda parlamentar para ser utilizado na ampliação das políticas de saúde mental e combate a depressão, no orçamento do município de 2020.
“O suicídio e a depressão são desafios que precisam ser combatidos através das políticas públicas. A inteligência emocional é algo que vai ajudar centenas de pessoas, então quero informar e convidar os colegas vereadores a destinar recursos da emenda parlamentar para ajudar a salvar vidas”, destacou o parlamentar durante pronunciamento que abordou o tema “Combate ao Suicídio”.
Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. De 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. O total representa cerca de 5% da população mundial. Na opinião do vereador, o número pode aumentar se medidas públicas não foram adotadas com urgência.
“A doença só demonstra a fragilidade humana, por isso é importante a sociedade e a Câmara Municipal refletir e debater sobre o tema. Essa enfermidade só deve aumentar com o tempo e pode se tornar a segunda maior preocupação em termos de saúde pública no planeta”, disse Portta.
Ainda segundo a OMS, no Brasil corresponde a 5,8% da população sofre de depressão, ou seja, um total de 11,5 milhões de brasileiros. Entre os países da América Latina, o Brasil é o que possui maior número de pessoas com depressão.
Texto: Assessoria do vereador Carlos Portta
Foto: Robervaldo Rocha- Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM