O senador Paulo Paim (PT-RS) demonstrou nesta quarta-feira (25), em Plenário, sua preocupação com a situação dos metalúrgicos da Embraer, de São José dos Campos (SP), que entraram em greve para reivindicar ajuste salarial.
Segundo o parlamentar, os funcionários reclamaram um aumento de 6,37%. A empresa, por sua vez, ofereceu um reajuste de 3,28%. Paim criticou a contra-proposta, afirmando que os empregados estão sem reajuste real do salário há quatro anos.
— Além disso, a Boeing-Embraer, pelo documento que recebi, quer excluir do acordo coletivo de trabalho a cláusula que garante a estabilidade aos trabalhadores lesionados, bem como a liberação irrestrita da terceirização na empresa — disse.
O senador também comentou artigo da jornalista Miriam Leitão que critica participação do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (24). Paim destacou que o artigo sustenta que, com sua postura agressiva, o presidente perdeu a oportunidade de romper o isolamento do país e tranquilizar parceiros, e quem perde é o agronegócio.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)