Em outubro, Manaus (AM) será sede de evento que fomentará discussões sobre inclusão digital, proteção de dados, direitos humanos, ética na Internet, dentre outros temas
Estão abertas as inscrições para a nona edição do Fórum da Internet no Brasil, evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que será realizado em Manaus (AM), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, dos dias 1º a 4 de outubro. A programação é composta por sessões principais e 27 workshops, que buscam fomentar discussões sobre uma Internet mais plural, segura e acessível, sobre os desafios para a inclusão digital, proteção de dados, direitos humanos, diversidade e ética na Internet, entre outros temas.
Entre os destaques do evento está o workshop “Acesso à Internet nos municípios do interior”, a ser realizado no dia 2 de outubro, a partir das 11h, no Salão E do Centro de Convenções. O debate contará com a participação do diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), João Guilherme de Moraes Silva, que apresentará as iniciativas que estão em curso para a formação da rede estadual de comunicação.
“O governo Wilson Lima entende que todo gasto com tecnologia de informação e comunicação não é despesa, mas, sim, um investimento. Estamos empenhados em implantar o projeto Amazônia Conectada, temos o gasoduto Coari-Manaus, o Linhão de Tucuruí, a fibra ótica da Oi, a fibra ótica da Embratel, tudo dentro do datacenter da Prodam. A ideia é montar a rede estadual de telecomunicações interligando todas essas redes num objetivo único de desenvolver o estado”, explicou.
As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser realizadas pelo endereço: https://
Programação – Além do debate sobre o acesso à Internet no interior do Amazonas, a programação conta com outros 26 workshops com os temas: “Como enfrentar o discurso de ódio no âmbito digital”, “Questões regulatórias, técnicas e de políticas públicas relacionadas à expansão das tecnologias de reconhecimento facial no Brasil”, “Responsabilidade das plataformas por conteúdo abusivo on-line e proteção de crianças e adolescentes na Internet”, entre outros.
A lista completa de workshops pode ser conferida no endereço https://
Sobre a Prodam – A Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Estado do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e de trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.
Sobre o CGI.br – O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços de Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo democrático de governança da Internet, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Entre suas formulações estão os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios)
Mais informações em http://www.cgi.br/.
Serviço: Fórum da Internet no Brasil
Data: Dias 1º a 4 de outubro
Local: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5.001, Dom Pedro, Manaus-AM, 69058-795
Inscrições: Gratuitas, por meio do endereço https://forumdainternet.cgi.
Entrada: Evento gratuito, com vagas limitadas
Endereço da transmissão web: https://www.youtube.com/