Os vetos recorrentes do governo a Projetos de Lei dos deputados, a Lei de Liberdade Econômica, a criação de uma força-tarefa para cobrar das operadoras telefonia regular no interior, e o apoio do governo às bandas e fanfarras escolares, entre outros, foram temas debatidos na Sessão Plenária desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela vice-presidente deputada Alessandra Campêlo (MDB).
Na abertura do Pequeno Expediente o deputado Cabo Maciel (PR) destacou a viagem do presidente Josué Neto (PSD) a Brasília, para cumprir agendas na Câmara e no Senado, e o processo licitatório para a aquisição dos equipamentos para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Itacoatiara (a 176 km de Manaus em linha reta), com recursos de emendas parlamentares de 11 deputados, inclusive do presidente Josué Neto.
O líder do PT, deputado Sinésio Campos questionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE), pelo fato de o governo estar enviando muitos vetos para a Casa, em matérias aprovadas pelo poder, sem considerar a constitucionalidade das mesmas. Sinésio também defendeu mais incentivo do governo às bandas e fanfarras escolares, e para justificar seu apelo colocou pata tocar no Plenário a banda do Colégio da Polícia Militar PMC III.
O presidente da Frente Parlamentar do Micro e Pequeno Empreendedor (Frempei), deputado Adjuto Afonso (PDT) comemorou a sansão da Lei da Liberdade Econômica, que segundo ele é muito importante para a geração de emprego e renda, reduzindo a burocracia e beneficiando principalmente a micro e pequena empresa. Referiu-se ainda a sua participação no 4º Fórum Nacional do Comércio em Brasília.
Serafim Corrêa (PSB) fez um desagravo ao ex-secretário da Educação (Seduc), Luiz Castro (Rede) diante do jogo de denúncias e desmentidos do empresário Francisco Dantas, que resultaram no pedido de demissão do secretário. Para Serafim, não foi comprovado nenhum ato que desabonasse a sua conduta, mas o clima negativo o fez pedir demissão do cargo. Por isso pediu que os vídeos originais sejam divulgados para avaliação pública.
O deputado Álvaro Campelo (Progressistas) relatou a Audiência Pública realizada em Itacoatiara pelo Grupo de Trabalho para debater a criação de um polo agroindustrial incentivado nos municípios abrangidos pela Área Suframada do Amazonas. Relatou ainda a viagem a Apuí (a 453 km de Manaus, em linha reta) para a entrega de equipamentos agrícolas pelo vice-governador Carlos Almeida (PRTB).
Em seu pronunciamento, a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) defendeu a preservação da floresta amazônica e fez elogios à participação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) e do governador Wilson Lima (PSC) na Cúpula da ONU. Dermilson Chagas (PP) relatou visita à Maternidade Dona Lindu, onde foi detectada a falta de 50% de medicamentos essenciais, e questionou a compra de R$ 132 milhões em medicamentos.
João Luiz (PRB) repercutiu o tema do Setembro Amarelo – Combate ao suicídio, depressão e automutilação, informando a realização de palestra na escola GM3 de Maués (a 276 km de Manaus em linha reta), no final de semana. Também denunciou o mau atendimento de telefonia no interior e propôs a formação de uma força-tarefa para pressionar as operadoras. Fizeram pronunciamentos também os deputados Dr. Gomes (PSD), Fausto Junior (PV) e Carlinhos Bessa (PV).
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Isaías Oliveira
Foto: Alberto César Araújo