A participação do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) e do governador Wilson Lima (PSC), na Cúpula do Clima da ONU, em Nova York, foi destacada nesta quarta-feira (24) pela deputada professora Therezinha Ruiz, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Foi a voz do Amazonas falando para o mundo, sobre a preocupação com a preservação da floresta amazônica”, frisou a deputada.
Para Therezinha Ruiz, a presença de Arthur Neto, entre poucos prefeitos do mundo, convidados para o evento do clima, foi uma oportunidade única, em que o prefeito de Manaus reafirmou o compromisso com a proteção da floresta, das nascentes de rios, com as cidades que precisam de saneamento básico e com a qualidade de vida das populações da região.
A deputada destacou ainda, que durante a Cúpula do Clima, com a presença de chefes de estado dos países desenvolvidos, o prefeito Arthur Neto apresentou as propostas pactuadas no Fórum de Cidades Amazônicas, evento realizado em Manaus, no início de setembro, pontuando os investimentos capazes de tornar as cidades e territórios amazônicos mais sustentáveis, bem como a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a manutenção da floresta.
Em aparte, o deputado Serafim Corrêa (PSB) manifestou apoio ao pronunciamento da deputada e aproveitou para criticar a fala do presidente Bolsonaro (PSL) na ONU, que na sua avaliação, foi desastrosa, derrubando todo o discurso de preservação ambiental do País.
Corredor Ecológico
Therezinha Ruiz também chamou a atenção para o projeto de implantação do Corredor Ecológico da Área de Preservação Permanente do Igarapé do Ipiranga, na Zona Leste de Manaus, obra do Governo do Estado que prevê a realização de várias atividades ambientais para os moradores dos bairros dessa região, que é uma das mais populosas da cidade.
De acordo com a deputada, trata-se de uma realização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), destacando-se entre as atividades, um programa de Educação Ambiental.
“As atividades de educação ambiental serão muito importantes para envolver a população, principalmente crianças e adolescentes, conscientizando sobre as boas práticas de descarte correto do lixo, sobre a importância de preservar os nossos igarapés e florestas, para garantir a saúde da própria população”, salientou.
Therezinha Ruiz considerou ainda, que o Corredor Ecológico do Ipiranga será importante para diminuir os impactos do Anel Leste, obra viária que está prevista para ser inaugurada em 2021, com oito pistas na parte sul da Reserva Duck.
Na sua avaliação, a obra vai proporcionar maior agilidade no trânsito, criando uma nova rota para os veículos pesados, que atualmente circulam na região central de Manaus.
“Além disso, vai facilitar o escoamento da produção do Parque Industrial de Manaus, bem como o transporte da produção agrícola de municípios como Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga”, completou Therezinha Ruiz.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541