Nesta terça-feira (24), o deputado estadual Sinésio Campos (PT), apresentou um Indicativo ao Governo objetivando a implantação do Ensino de Músicas nas Escolas Estaduais do Amazonas.
Segundo os instrutores que estiveram presentes no plenário da Aleam como representantes da Federação Amazonense de Bandas e Fanfarras do Amazonas (Fambaf), Cooperativa dos Instrutores de Fanfarras e Bandas do Amazonas (Cirfabam) e Instituto Musical Vila da Barra (Imvb) os músicos instrutores que atuam nas escolas não são reconhecidos como profissionais.
“Estamos nessa luta há mais de 15 anos para que nós quanto instrutores sejamos reconhecidos como trabalhadores e que devem receber por isso, ou seja, queremos que com esse Indicativo ao Governo apresentado pelo deputado Sinésio possamos de fato ser reconhecidos como profissionais. Só a Fambaf representa mais de 50 corporações musicais entre bandas e fanfarras na Capital e nos Municípios. Temos o conhecimento de mais de 200 bandas e fanfarras em atividade no Amazonas.”, relatou o presidente da Fambaf, Jander Dias da Silva.
Da tribuna da Aleam, Sinésio falou que um dos principais compromissos do seu mandato tem sido o de contribuir de forma efetiva com o avanço da luta em prol da melhoria da Educação no âmbito do estado do Amazonas.
Fanfarras
“O ensino da música nas escolas contribui para a melhora da autoestima do educando, desviando-o do caminho das drogas; valoriza o trabalho em grupo; desperta a sensibilidade e o respeito por si e pelo próximo; mostra a importância do bom relacionamento humano; desenvolve o espírito de liderança; resgata valores; e faz com que os jovens sejam capazes de cumprir regras. A música não deve ser considerada, apenas, como uma atividade extraclasse ou de lazer, porém parte integrante do processo educativo”, relatou o deputado.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013