Na manhã desta terça-feira (24) os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apresentaram 77 requerimentos, um Projeto de Lei (PL) e um Projeto de Resolução Legislativa (PRL). A Resolução Legislativa entregue é de autoria do deputado estadual Dr. Gomes (PSC), e concede a medalha Ruy Araújo à presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins. No projeto, o parlamentar destaca a ampla experiência da Conselheira no âmbito da auditoria e suas diversas ocupações no Tribunal de Contas, desde a taquigrafia ao Conselho do Tribunal.
O Projeto de Lei entregue é de autoria conjunta das deputadas estaduais Joana Darc (PL) e Alessandra Campêlo (MDB) propõe a Entrega do Título de Cidadão Amazonense ao superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o belo-horizontino Virgílio Maurício Viana.
Entre os requerimentos, o deputado estadual Cabo Maciel (PR) indicou ao Governo do Estado e ao Comando da Polícia Militar duas viaturas de 4 rodas, uma para a Polícia Militar (PM) e outra para a Polícia Civil (PC) que atuam nos municípios de Santo Antônio do Içá (a 880 km de Manaus), Pauini (a 923 km de Manaus) e Manicoré (a 332 km de Manaus) como um reforço à segurança pública, visando à ordem e combatendo a sensação de insegurança da população.
Na área social o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) indicou ao Governador a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de um restaurante Prato Cidadão, uma unidade do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) e um posto de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no Conjunto Habitacional Viver Melhor Etapa II, na Zona Norte de Manaus. As indicações do parlamentar se justificam pela necessidade dos cerca de 55 mil moradores, comparando-se à população de Maués (a 276 km de Manaus), que possui 58 mil moradores. Por estar muito distante do Centro da Cidade, o conjunto carece dos serviços oferecidos, que, uma vez implantados, podem beneficiar todas as adjacências do Viver Melhor II.
Dos 77 requerimentos apresentados, sete foram da deputada Alessandra Campêlo, um da deputada Joana Darc, 23 do deputado Adjuto Afonso (PDT), cinco do deputado Carlinhos Bessa (PV), 11 do deputado João Luiz (Republicanos), três do deputado Cabo Maciel (PR), um da deputada Dra. Mayara (PP), um do deputado Felipe Souza (Patriota), dois do deputado Álvaro Campelo (Progressistas), 18 da deputada Therezinha Ruiz (PSDB), dois do deputado Augusto Ferraz (PSD), dois do deputado Saullo Vianna (PPS) e um do deputado Sinésio Campos (PT).
A partir de agora os projetos e requerimentos que forem deferidos pela Mesa e passarem a tramitar serão encaminhados para análise por parte das Comissões Técnicas da Assembleia.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Alberto César Araújo