Ao todo, 50 famílias que autorizaram a doação de órgãos e tecidos participarão de uma cerimônia de agradecimento organizada pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), nesta sexta-feira (27/09), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). A homenagem faz parte da programação da Semana de encerramento do Setembro Verde que ainda inclui uma Flash Mob, realizada por profissionais do HPS 28 de Agosto, nesta quarta-feira (25/09), na avenida Mário Ypiranga Monteiro.
De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Amazonas, Leny Passos, o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27/09) foi escolhido para agradecer às famílias doadoras pelo gesto. Além de permitir a doação de órgãos e tecidos, as famílias se tornaram multiplicadoras na Campanha de Sensibilização, neste Setembro Verde, segundo Passos.
Histórias de doadores serão relembradas na ação desta sexta-feira. Como o caso da família de caseiros que perdeu, no intervalo de um ano, a filha e a neta. Após receber o diagnóstico de morte cerebral, a mãe, Ibenice Oliveira, escolheu fazer a doação de órgãos e tecidos.
“Uma senhora fez a primeira doação da filha, uma jovem casada e mãe de quatro filhos, que teve um AVC e teve morte cerebral. Em menos de seis meses tivemos um caso, nessa mesma família, e a avó autorizou a doação novamente. Ela sempre fala isso para todas as pessoas que só pode suportar a dor por ter feito essa doação. Por saber que a filha e a neta ‘viveriam’ em outras pessoas”, relatou a coordenadora.
Programação terá Flash Mob – Além da homenagem desta sexta, uma série de palestras para colaboradores, acompanhantes e pacientes serão realizadas nesta terça-feira (24/09), nos grandes hospitais do Estado, durante “Dia D” da semana de encerramento do Setembro verde, nas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott).
Com o tema “Espalhe amor, doe órgãos”, o HPS 28 de Agosto realiza a abertura da sua semana Semana Nacional de Doação de órgãos, no Auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu. Palestras serão realizadas para os colaboradores, acompanhantes e pacientes, com a finalidade de ampliar o conhecimento e promover a reflexão sobre o assunto.
“É preciso conscientizar a população, e mesmo os profissionais da saúde, sobre a importância da doação de órgãos. Vidas são salvas com esse ato, mas ainda estamos muito atrás na estatística internacional. Há inúmeras pessoas em fila de transplante aguardando um órgão doado que pode mudar sua vida”, explica o diretor geral do HPS 28 de Agosto, Eduardo Mesquita Junior.
Na quarta-feira (25/09), um Flash Mob da sensibilização com super-heróis promete chamar a atenção de quem passar pela frente do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis. Na sexta-feira (23/09), o quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) realiza uma apresentação em alusão ao Setembro Verde, às 9h30, no auditório da Susam, no Aleixo.
Além destas ações, o Hospital e Pronto Socorro recebeu uma iluminação verde, que permanecerá todo o mês de setembro.