Em quatro meses de ação foram beneficiadas 982 instituições sociais e 20,2 milhões de peças foram doadas em todo o Estado
O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) encerrou oficialmente no domingo (22), a Campanha do Agasalho 2019 com um recorde histórico de arrecadação: 20.293.133 milhões de peças de roupas. A maior quantidade atingida, até então, tinha sido de 19.770.000, em 2007.
Em relação aos cobertores, foram doados 90 mil e 209; a meta estipulada pelo Governador João Doria, no lançamento do evento, em 20 de maio, foi de 50 mil.
Este ano o foco da campanha foi arrecadar produtos em boas condições de uso. Dos cobertores doados, por exemplo, 98% são novos. A Presidente do Conselho do Fundo Social, Bia Doria, destacou o engajamento das pessoas na ação. “O trabalho da população aliado ao Estado resultou em uma ação de sucesso”, diz Bia Doria.
Para o Presidente Executivo do Fundo, Filipe Sabará, o aumento no número de arrecadações ocorreu também em razão da ajuda da população mais jovem. “Este ano, a campanha teve maior impacto com esse público. Creditamos esse incremento no número de doações à estratégia de pedir peças novas e à ajuda da divulgação pelo Cartoon Network”, afirma.
Com o tema “Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo”, a Campanha deste ano teve como protagonistas os personagens Ben10 e As Meninas Superpoderosas, do canal Cartoon Network.
Em relação à distribuição, até agora a Campanha do Agasalho beneficiou 982 entidades em 221 municípios. Além disso, durante as duas etapas da Operação de Inverno nas ruas da capital, no mês de julho, foram entregues 100 caixas de peças de roupas, 1.384 mil cobertores e 1.008 mil pares de meia para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Estão previstas também a distribuição de peças no início do inverno do ano que vem e como reserva para ações permanentes de ajuda da Defesa Civil do Estado de SP.
Parcerias
A iniciativa contou com o apoio oficial de empresas e entidades como Alshop, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Gazit Brasil, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Klabin, OAB, Otima, Prodesp e Sabesp.
Além dos parceiros oficiais, a Campanha do Agasalho também contou com a ajuda de 1.694 estabelecimentos particulares em 2.187 pontos de arrecadação espalhados pelo estado.
Este ano houve ainda a participação especial de sete Consulados que, juntos, doaram para a Campanha 7 mil 718 cobertores novos.
Histórico
Criada em 1947, a Campanha do Agasalho é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, em parceria com entidades públicas, privadas e sociedade civil. Seu principal objetivo é coordenar ações de arrecadação de itens de inverno, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar os períodos de frio.