A Câmara Municipal de Manaus (CMM) irá passar por uma auditoria externa, entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, para renovação dos certificados da ISO 9001, relativa ao sistema de gestão administrativa e da ISO 14001, relativo à gestão do meio ambiente. A auditoria externa será realizada por uma empresa especializada e o resultado irá indicar se a CMM terá seus certificados renovados.
Os técnicos responsáveis pela auditoria irão percorrer diversos setores da Câmara, tanto na área administrativa quanto nos gabinetes, verificando in loco, o cumprimento das normas estabelecidas pelos Sistema ISO.
Com relação à gestão administrativa serão verificadas questões como a tramitação de documentos através do sistema Câmara Digital, que permite a circulação digital de todos os documentos internos da CMM e o tempo de resposta para as demandas internas e externas da casa legislativa.
Na gestão ambiental serão verificadas questões relacionadas à reutilização de papel, separação do lixo por tipo, conscientização dos servidores sobre o uso consciente de água e energia elétrica, entre outras. “São ações que fazem parte do dia-dia da instituição e as auditorias internas e externas também fazem parte da rotina de procedimentos para manutenção da certificação”, explica Maurício Malheiros, assessor parlamentar.
Ele destaca que as equipes de auditores internos da Câmara estão desde a semana passada, reunindo com coordenadores e chefes de gabinete para relembrar o compromisso que cada servidor tem de fazer a sua parte. “Nós estamos conversando, principalmente com relação às questões relacionadas ao meio ambiente, porque esse é um trabalho que fazemos todos os dias, é um trabalho de construção da cultura de preservação do meio ambiente e que não se esgota nunca”, disse.
Os auditores também estão percorrendo todos os setores da Câmara para verificar se todos estão com as lixeiras da coleta seletiva. “Nós estamos instalando novas lixeiras, algumas com maior capacidade, para que todos os setores possam cumprir as normas e principalmente ajudar a preservar o meio ambiente”, relata Malheiros.
O assessor informa que todo o material reciclável utilizado na CMM é entregue para cooperativas que trabalham com a reutilização desse material.
Texto: Francismar Lopes – Dircom/CMM
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM