A Assembleia Geral do Parlamento Amazônico realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã da última sexta-feira (20), no miniplenário Cônego Azevedo, elegeu a Mesa Diretora da entidade para o biênio 2019/2020. O presidente eleito do Parlamento Amazônico foi o deputado estadual Sinésio Campos (PT), aclamado pela terceira vez para o cargo. Parlamento Amazônico é um órgão colegiado formado por representantes das nove Assembleias Legislativas dos Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.
Em seu pronunciamento, Sinésio agradeceu o apoio e discursou sobre a importância do Parlamento Amazônico. “Isso demonstra a unidade do grupo e reforça a nossa luta pelas pautas da Amazônia, pois cada estado tem suas particularidades. Defender os interesses da Amazônia e dos povos da Amazônia, nos mais diversos aspectos, mormente no que se refere ao desenvolvimento sustentável, com geração de produção, trabalho, emprego e renda, melhoria da educação e cultura, meio ambiente, saúde, ciência, tecnologia e inovação, transporte, habitação, saneamento, segurança, energia, e à defesa e fortalecimento da democracia, dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito”, disse o parlamentar.
O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB-MA), presidente anterior a Sinésio, conduziu os trabalhos e também falou sobre os desafios a serem enfrentados pelo sucessor. “Temos um problema permanente com relação ao desmatamento e um tema que se avoluma a cada ano, que são as queimadas, que atingem, além da Amazônia, também o Cerrado Brasileiro, por exemplo ”, citou.
O presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto (PSD), falou da união em torno da defesa da Amazônia. “O espírito maior do Parlamento Amazônico é tratar dos interesses dos povos da Amazônia, que são interesses comuns e muitas vezes esquecidos pelas outras regiões do país”, apontou.
Na condição, o novo presidente deputado Sinésio já anunciou a próxima reunião do Parlamento, que será em outubro desse ano, em Macapá, capital do Estado do Amapá, e abordará temas, como: demarcação de terras, Zona Franca de Manaus e migração na Amazônia.
A nova Mesa Diretora eleita é composta pelo deputado Sinésio Campos (PT-AM), Presidente; Edna Auzier (PSD-AP), 1ª Vice-Presidente; Gabriel Picanço (Republicanos – RR), 2º Vice-Presidente; Wellington do Curso (PSDB-MA), 3º Vice-presidente; Kadmiel Bonfim (PSDB- AC), 4º Vice-presidente; Fausto Junior (PV-AM), Tesoureiro; Therezinha Ruiz (PSDB-AM), Secretária-Geral; Marcelo Cruz (PTB-RO), 1º Secretário; Zezinho Tupinambá (PSC-AP), 2º Secretário; Olintho Neto (PSDB-TO).
Durante a reunião, os parlamentares trataram sobre temas como desmatamento, queimadas, pesquisas e imigrações. Participaram da Assembleia Geral, deputados dos estados do Amapá, Roraima, Rondônia, Maranhão e também deputados estaduais do Amazonas, como Adjuto Afonso (PDT), Fausto Jr. (PV), Serafim Corrêa (PSB), Carlinhos Bessa (PV), Alessandra Campêlo (MDB), Cabo Maciel (PR), Felipe Souza (Patriota), Therezinha Ruiz (PSDB), Augusto Ferraz (DEM) e Saulo Vianna (PPS).
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto e Foto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013