O Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha-Amazonas) foi apresentado no sábado (21/09) para alunos do MBA Executivo e Alta Performance, durante o módulo de Relações Institucionais e Técnicas de Negociação, da Universidade Estácio de Sá, no bairro Chapada, e para empreendedores e pessoas interessadas no ecossistema de inovação na 2ª edição do Ricamp 2019, no bairro Adrianópolis.
A ação é para incentivar as pessoas a inscreverem ideias inovadoras no Centelha Amazonas, que recebe inscrição até o dia 29 de outubro, por meio do site www.programacentelha.com.br/am.
Realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), o Programa apoiará ideias inovadoras, com o objetivo de transformá-las em empreendimentos de sucesso. Para isso, oferecerá capacitações, recursos financeiros e suporte.
Após passar por todas fases, os contemplados, 28 projetos de inovação no Amazonas, vão receber o valor unitário de até R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais), por meio de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), para dar continuidade ao empreendimento.
A presidente da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), Olinda Marinho, que também é agente Centelha, fez a apresentação do Programa para os alunos durante a avaliação de ideias e projetos, na Universidade Estácio de Sá. Na oportunidade, algumas pessoas já realizaram a inscrição no Programa.
No evento do Ricamp 2019, a equipe do Centelha da Fapeam destacou pontos do Programa como quem pode participar, objetivos e como se inscrever, bem como esclareceu dúvidas do público presente.
Para Elias Soares, fundador da Plataforma Revolução invisível, o programa é de suma importância para a região, uma vez que vem para apoiar a fase de ideias e com recurso para colocar os projetos em ação. “Com o apoio do programa, alunos, autônomos, profissionais liberais, dentre outros, podem escalonar a sua ideia a maiores patamares de viralização. Portanto, a Plataforma Revolução Invisível apoia o programa e incentiva aos seus clientes a buscar participar do Programa Centelha”, disse.
Sobre o Centelha – O Programa Centelha será realizado em 21 estados brasileiros. No Amazonas, a iniciativa será executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.
Acesse ao edital do Programa Centelha Amazonas
www.programacentelha.com.br/am