Com o objetivo de rastrear, diagnosticar e prevenir doenças cardíacas e renais em crianças a partir dos três anos de idade, a deputada Joana Darc (PR) encaminhou um Projeto de Lei (PL) que institui a prática do “teste do bracinho” nas consultas pediátricas em crianças a partir dessa idade, atendidas pela rede pública de saúde no âmbito do Estado do Amazonas.
O Projeto foi protocolado junto à Mesa Diretora na manhã desta quinta-feira (19), durante a Sessão Ordinária, realizada no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ao todo foram apresentados sete requerimentos, seis Projetos de Lei e um Projeto de Resolução Legislativa (PRL).
A deputada esclareceu que o Teste do Bracinho é um exame indolor o qual detecta a hipertensão arterial em crianças, por meio da aferição da pressão, e ainda segundo Joana Darc, dados do relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 5% da população com idade inferior a 18 anos apresenta hipertensão arterial e cerca de 2% a 13% das crianças possuem problemas de pressão na faixa dos três anos.
Já o deputado Wilker Barreto apresentou um PL que dispõe sobre as normas de manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes, visando assegurar boas condições de operação desses equipamentos e evitar casos de sinistros, como o que aconteceu no Hospital Badim, localizado no município do Rio de Janeiro e que sofreu um incêndio, que ocasionou, até o momento, 14 mortos e dezenas de feridos.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Alberto César Araújo