Uma revisão preventiva de todo o sistema elétrico está sendo realizada nas unidades hospitalares da capital, desde março, pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A equipe de engenharia da Susam entrega, nesta sexta-feira (20/09), o relatório para adequação às novas normas de prevenção a incêndios e revisão da elétrica.
Na primeira fase, a equipe da Gerência de Projetos e Obras (Gepro) da Susam mapeou as necessidades dos três maiores hospitais do Estado. O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, HPS 28 de Agosto e HPS Platão Araújo foram as unidades que receberam a vistoria técnica da equipe de engenharia.
De acordo com o diretor do Departamento de Logística da Susam (Delog), Ionaldo dos Santos, o trabalho minucioso exige tempo, por se tratar de grandes hospitais. Conforme o diretor, na segunda fase do projeto de readequação, as maternidades receberão as vistorias técnicas.
“Nós, na verdade, nos antecipamos ao que ocorreu no Rio de Janeiro e iniciamos a revisão preventiva desde março, a pedido do secretário e do próprio governador”, disse Ionaldo.
De posse do relatório, a secretaria vai propor um cronograma de execução dos serviços. O diretor reforçou que os hospitais têm saídas de emergência e hidrantes, e que as escadas são apropriadas e dispõem de enclausuramento da estrutura, com paredes resistentes ao fogo e portas corta-fogo.
De acordo com Ionaldo, os hospitais seguem as normas técnicas do período em que foram construídos. Por isso, o setor de engenharia da secretaria está avaliando todas as unidades, para atualização preventiva das normas de segurança de acordo com a legislação vigente.
Uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deve auxiliar os projetos de readequação, segundo o diretor. A Susam também prepara um cronograma de atualização das brigadas de incêndio das demais unidades do Estado.
Brigada de incêndio – No Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, ao todo, 162 servidores e terceirizados foram preparados para lidar com situações emergenciais neste ano.
“Chamamos o Corpo de Bombeiros para fazer o treinamento, até porque é algo fundamental estar preparado para situações que podem desencadear uma emergência, e a nossa equipe está preparada para conduzir da melhor possível”, ressaltou o diretor da unidade, Eduardo Mesquita.