Abertura ao público acontece na próxima terça-feira (17), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som, na capital paulista
Em setembro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura do Estado, recebe parte da programação do “Move Cine Arte”, festival internacional de cinema dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte.
Com entrada gratuita (ingressos serão distribuídos uma hora antes na recepção do MIS), o evento propõe uma janela exclusiva para produções que retratam processos de criação artística, biografias de artistas ou obras de qualquer linguagem: arquitetura, pintura, escultura, teatro, fotografia, dança, poesia, literatura, música, design, moda, performance, videoarte e outras.
A curadoria, realizada por Andre Fratti Costa (Brasil) e Steve Bisson (Itália), selecionou 19 filmes de 14 países. Um júri internacional renomado concederá os prêmios e as obras agraciadas serão exibidas em Veneza, em outubro, no Palazzo Mora do European Cultural Centre, em meio ao fervor da Bienal de Arte que acontece na cidade italiana.
A abertura ao público ocorrerá na próxima terça-feira (17), no Auditório MIS, com exibição do longa Cravos, de Marco Del Fiol, sobre as três gerações de artistas da família do fotógrafo Mario Cravo Neto, seguida por bate-papo com Marco Del Fiol e os curadores do festival.
Programação
Terça-feira (17)
19h30 – Cerimônia de Abertura
19h50 – Exibição do filme Cravos, de Marco Del Fiol (106’00’’, Brasil, 2018) – Arte, natureza e família se entrelaçam na intensa relação entre as três gerações de artistas da família Cravo: o escultor Mario Cravo Junior, o fotógrafo Mario Cravo Neto e seu filho, também fotógrafo, Christian Cravo.
21h40 – Bate-papo com Marco Del Fiol e os curadores do festival Steve Bisson (Itália) e AndreFratti Costa (Brasil).
Quinta-feira (19)
19h30 – Sessão (The Divine Way + Message in a bottle + Roosenberg)
The Divine Way – deIlaria Di Carlo (15’00’’, Alemanha, 2018) – Vagamente baseado na Divina Comédia de Dante, O Caminho Divino leva os espectadores ao longo da descida épica do protagonista através de um labirinto interminável de escadarias.
Message in a bottle – de PascaleLabout (60’00’’, França, 2018) – A história de Caroline Bo, uma dançarina profissional contemporânea que descobre um desejo escondido dentro dela enquanto cria sua primeira coreografia.
Roosenberg – de Ingel Vaikla (29’15’’, Estonia, 2017) – Roosenberg é um lugar, um espaço, um prédio, um filme. Roosenberg é Amanda, Godelieve, Rosa e Trees. Roosenberg é uma carta que fala de um encontro pessoal com quatro freiras idosas em uma fascinante abadia na Bélgica.