A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) recebe, nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), o coordenador do projeto estratégico do governo federal de tecnologias biológicas, Dr. Ronan Tanus, para conhecer as ações da unidade e investir na erradicação de doenças tropicais. O projeto é da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE).
O coordenador do projeto da SAE irá se reunir com os pesquisadores da FMT-HVD para conhecer os projetos de pesquisa desenvolvidos na Fundação sobre malária, leishmanioses, doenças de chagas e filarioses.
A SAE tem realizado visitas em diferentes instituições de pesquisa do país para conhecer projetos de tecnologias biológicas relacionadas às quatro doenças tropicais eleitas como prioritárias pelo governo federal: malária, doença de Chagas, leishmaniose e filariose. A intenção do Governo Federal é mapear as diversas pesquisas na área para, na sequência, selecionar projetos a serem fomentados com o intuito final de erradicar essas quatro doenças no país.
A FMT-HVD conta com o programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT), um dos únicos programas de pós-graduação em Medicina Tropical/Doenças Infecciosas da Região Norte do Brasil. Com uma única área de concentração em Doenças Tropicais e Infecciosas, apresenta caráter interdisciplinar e multiprofissional, constituindo-se em espaço acadêmico para formação de mestres e doutores, em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Além disto, as áreas de pesquisa contam com os estágios curriculares dos cursos da área de saúde e nos programas de iniciação científica. Para esta última atividade, 664 bolsistas já passaram pelos laboratórios da FMT-HVD, desde 2001, no início com recursos próprios e depois com bolsas da FAPEAM. Destaca-se, ainda, a manutenção de programas de residência médica, desde o início da década de 1980, formando médicos infectologistas, dermatologistas, pediatras e hepatologistas.