Secretário de Educação do Amazonas reforçou a necessidade de fortalecer o segmento pedagógico da rede e destacou o papel dos gestores nas escolas
O secretário de Educação do Amazonas, Vicente Nogueira, reuniu na manhã desta sexta-feira (13/09), com gestores e coordenadores das escolas e instituições de educação de Manaus para apresentar as prioridades da nova gestão. O encontro aconteceu no auditório Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan/Seduc-AM).
Vicente Nogueira assumiu a titularidade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) na última segunda-feira (09/09), quando foi empossado pelo governador Wilson Lima. Como secretário de educação estadual pela segunda vez, Nogueira ressaltou que sua prioridade é fazer com que a educação, do ponto de vista pedagógico, seja a principal pauta da secretaria.
A reunião teve como objetivo apresentar os pontos que irão nortear a nova gestão que ainda está em fase de estruturação. “Esta é uma reunião de apresentação e aproximação. Eu já estive secretário, porém, em uma época distante e, hoje, gostaria de trazer ao debate a minha preocupação quanto a desafios que precisamos enfrentar”, disse Vicente Nogueira.
O secretário enfatizou a necessidade de fortalecer o segmento pedagógico da rede para assim conseguir alcançar números expressivos para a qualidade da educação no Amazonas. “Gostaria de trazer de volta ao debate a minha preocupação com o papel do gestor da escola, minha apreensão para que este desempenho não seja apenas administrativo, mas que cada gestor se posicione quanto liderança acadêmica nos resultados da sua escola, no desempenho da instituição”, afirmou.
A Seduc-AM está organizada com sete coordenadorias distritais (CDEs) na capital, assim como e 233 gestores. O secretário apresentou, ainda, o secretário executivo da pasta, Luís Fabian Barbosa; a secretária executiva adjunta do interior, Ana Maria Reis; e o secretário executivo adjunto pedagógico, Raimundo Barradas, que permanecem no primeiro escalão da secretaria.
Para Vicente Nogueira, caso não haja a priorização do ponto de vista acadêmico, não haverá resultados na colocação no ranking de produtividade dos Estados. “Trago esse convite para que cada gestor coloque em sua pauta a preocupação o real do desempenho da sua escola”, concluiu.
Unidades de ensino – Atualmente, a Seduc-AM é responsável pelo gestão de aproximadamente 745 escolas – sendo 596 convencionais, 32 centros indígenas, 62 centros de Educação Tecnológica, 54 centros de Mídias de Educação e um Centro de Atendimento Educacional Especializado. A secretaria é encarregada, ainda, pelo atendimento em Educação Básica a 461.263 estudantes matriculados na capital e no interior do Estado, em escolas de ensinos Fundamental (1º ao 9º ano), Médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (Eja).