O senador Otto Alencar (PSD-BA) destacou em Plenário a redução nos assaltos a banco no país — especialmente, segundo ele, após a aprovação de uma modificação no Código Penal. Proposta por ele, a mudança deu origem à Lei 13.654, de 2018, que aumenta a punição aos autores desse tipo de crime. A pena, que era de um a quatro anos de prisão, passou a ser de quatro a dez anos, ressaltou. Além disso, explicou o senador, a nova norma também estabelece que os bancos têm que colocar dispositivos nos caixas eletrônicos para tingir, danificar ou cortar as cédulas, em caso de arrombamento.
Otto elogiou a atitude do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que respondeu à indagação do senador sobre o cumprimento efetivo da obrigatoriedade de colocar os dispositivos. O parlamentar manifestou também sua preocupação pelo fato de que muitas vezes as agências assaltadas em cidades do interior não são reabertas, causando uma série de problemas e incomodidades aos moradores. No entanto, ressaltou, 80% de todos os terminais já foram regularizados.
— Espero que se possa atingir 100% e que essas agências bancárias, através do Banco Central, possam ser reabertas, até como posto bancário. Às vezes eles fazem convênio com os Correios e Telégrafos e fazem banco postal, que não é o ideal, porque você não tira a cédula, mas, de alguma forma, melhora a situação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)