Em solenidade no auditório da prefeitura de Manaus na terça-feira (10/9), o prefeito Arthur Virgílio parabenizou os laboratórios de análises clínicas da prefeitura de Manaus pela conquista do Certificado de Excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Isso faz com que os quatro laboratórios distritais e o laboratório da Maternidade Moura Tapajós sejam os únicos laboratórios públicos do país a conquistarem essa certificação.
O vereador Marcelo Serafim, ocupou a tribuna para parabenizar e propagandear o feito: “Fico muito feliz com isso. Esse projeto dos laboratórios foi desenhando pelo Dr. Aluisio Silva Júnior e por mim e foi referendado pelo Dr. Jesus Pinheiro, que era o secretário de saúde do hoje Deputado Estadual Serafim Corrêa. Ele é como um filho pra gente porque representa uma enorme referência para a categoria farmacêutica. Em 2013 o então secretário de saúde, Evandro Melo queria fechar os laboratórios e terceirizar esses serviços. Eu levei o prefeito lá no distrital norte e ele ficou encantado com o que viu. Além de não fechar ele permitiu que os profissionais corressem atrás de evoluções. Está aí o resultado. E hoje só quero agradecer ao prefeito por essa conquista”.
Marcelo destacou ainda a importância dos farmacêuticos nesse processo. “São 224 profissionais que se dedicam diariamente em nossos laboratórios para alcançar esses níveis de qualidade. Temos uma mão de obra altamente qualificada com um quadro composto pós-especialistas, mestres e doutores em quase 100% dos casos. Quando temos profissionais qualificados e comprometidos e uma gestão que entenda a importância desse projeto, alcançamos resultados desse tipo”.
Marcelo parabenizou ainda o lançamento do Lab Online que vai permitir que os usuários das unidades de saúde da rede municipal passem a ter mais facilidade para consultar o andamento dos resultados de seus exames, fazendo isso pela rede mundial de computadores. “Isso mostra que as evoluções tecnológicas chegam aos nossos laboratórios fortemente e que os pacientes terão mais facilidade em ver os resultados. Os farmacêuticos estão de parabéns e demonstram de forma clara e que bons resultados são alcançados quando temos uma gestão comprometida com a saúde. Infelizmente no governo do estado não vemos esse tipo de coisa. É um sistema falido que está sem norte e direção.” Afirmou o parlamentar.
Texto e foto: Assessoria do vereador