As vendas no comércio varejista no estado de São Paulo tiveram alta de 4,9% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo R$ 58,1 bilhões. Entre janeiro e junho deste ano, o aumento foi de 5,4% sobre o ano anterior, o que representa R$ 18 bilhões acima do primeiro semestre de 2018.
Os dados foram divulgados, hoje (9), na Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV). O resultado de junho foi o maior valor para o comércio varejista desde 2008, início da série histórica, informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Das nove atividades pesquisadas no varejo, oito tiveram alta em seu faturamento real no mês de junho, com destaque para os setores de farmácias e perfumarias (11,5%) e supermercados (5,4%). Por outro lado, o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento teve um recuo de 7,5%.
Para a federação, os estímulos do governo para alavancar a economia com a aprovação da Medida Provisória 881 (MP da Liberdade Econômica) e o encaminhamento da reforma da Previdência foram positivos. A expectativa da FecomercioSP é de que o governo anuncie também medidas para desburocratizar o ambiente de negócios por meio da reforma tributária.
Edição: Fernando Fraga