De 9 a 31 de setembro, o Programa Mania de Ler, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), visita escolas em diferentes zonas de Manaus e também em Iranduba, oferecendo o projeto Biblioteca Volante e atividades como narração de histórias, brincadeiras e oficinas de criação literária.
Durante o mês, em Manaus, serão visitadas escolas municipais e estaduais em bairros como o Nova Esperança, Cidade Nova, Japiim e Centro. A gerente do Programa Mania de Ler, Oiana Couto, explica que o objetivo é ampliar o acesso ao livro e também incentivar a leitura de autores amazônicos.
“Muitos alunos não têm acesso a bons livros de literatura e acabam ficando restritos aos livros didáticos e pedagógicos. Com o ‘Mania de Ler’, mostramos a literatura como encanto ao propor as atividades de narração de histórias encenadas e também com a criação de fanzines em nossas oficinas. Também trabalhamos com autores regionais como Elson Farias e Ana Peixoto em obras de literatura infantojuvenil, para que eles conheçam o autor amazônico”, afirma.
A Biblioteca Volante, que faz parte do Mania de Ler, consiste em uma Kombi que comporta uma biblioteca adaptada com cerca de 600 obras de literatura infantojuvenil, entre livros e gibis, e estará disponível nas escolas visitadas pelo programa. O projeto também oferece narração de histórias e leitura mediada para crianças. Desde que foi criada, em 2013, a Biblioteca Volante já atendeu mais de 70 mil pessoas, a maioria crianças e adolescente.
”Com a Biblioteca Volante, a criança pode conhecer um universo extenso de obras. Porém, em algumas escolas que são mais voltadas para o Ensino Médio, trabalhamos mais com as nossas oficinas literárias e criação de fanzines, já que eles não se interessam muito por livros mais infantis”, destaca. “Neste mês de setembro vamos trabalhar as fanzines com os temas sobre a liberdade e o aniversário de Manaus”.
Em Iranduba, o programa visitará a escola Escola Municipal Érvila Souza De Assis, localizada no bairro Cidade Nova. “O objetivo é visitar cada vez mais os municípios próximos a Manaus e levar as mesmas ações realizadas na capital”, afirma Oiana Couto.
Visitas – Escolas e comunidades interessadas em receber o Programa Mania de Ler podem solicitar uma visita pelo e-mail [email protected]. De acordo com a gerente do projeto, é preciso informar o endereço e um número para contato. “Após essa solicitação nossa equipe entrará em contato para agendarmos uma visita técnica e apresentarmos o programa à comunidade ou escola”, afirma.
O programa – O Mania de Ler é um programa do Departamento de Literatura da SEC que tem o objetivo de estimular a leitura, desenvolvendo a dramatização de clássicos de literatura, oficinas e leitura mediada.
Em 2019, o programa já levou atividades para escolas de 25 bairros, em seis zonas de Manaus, além de atender municípios como Autazes, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Parintins. As ações atenderam um público de mais de 20 mil pessoas neste ano.
“O Mania de Ler é um projeto incrível, que tem feito a diferença na vida de muitas crianças de todas as áreas de Manaus e também em algumas localidades do interior. É fascinante levar para toda a população a magia da literatura, com o estímulo de um ambiente lúdico, pensado para despertar a paixão pelas letras”, destacou o secretário Marcos Apolo Muniz.
Confira a programação completa do Mania de Ler:
09 a 13 de setembro
Escola Municipal Pintor Leonardo Vinci – bairro Nova Esperança
Horário: 9h às 11h / 13h às 15h
Atividades: leituras, brincadeiras, contadores de histórias, oficina de fanzine
Escola Estadual Professora Sebastiana Braga – bairro Cidade Nova 2
Horário: 9h às 11h / 13h às 15h
16 e 17 de setembro
Escola Municipal Firmes na Fé – bairro Alvorada 2
Horário: 9h às 11h / 13h às 15h
Atividades: leituras, brincadeiras, contadores de histórias
16 a 20 de setembro
Escola Municipal Érvila Souza De Assis – Iranduba
Horário: 8h30 às 11h / 13h às 15h
Atividades: leituras, brincadeiras lúdicas, contadores de histórias, oficina de fanzine
19 e 20 de setembro
Centro Municipal de Educação Infantil Fernando Trigueiro – bairro Japiim 2
Horário: 9h às 11h / 13h às 15h
Atividades: leituras, brincadeiras, contadores de histórias
23 a 27 de setembro
Escola Estadual Lucinda Felix de Azevedo – bairro Japiim
Horário: 9h às 11h / 13h às 15h
Atividades: leituras, brincadeiras, contadores de histórias, oficina de fanzine (vespertino)
Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro – bairro Japiim
Horário: 9h às 11h / 13h às 15h
Atividades: leituras e oficina de Fanzine
Escola Municipal Érvila Souza De Assis – Iranduba
Horário: 8h30 às 11h / 13h às 15h
Atividades desenvolvidas: leituras e oficina de fanzine
29 de setembro
Biblioteca Pública do Estado (Feira de Troca de Livros) – Rua Barroso, Centro Horário: 08h às 12h
Atividades: história infantil encenada
30 de setembro
Escola Estadual Princesa Izabel – Centro
Horário: 9h às 11h / 13h às 16h
Atividades: leituras, brincadeiras e contadores de histórias
Fotos: Michael Dantas/ SEC