A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi na contramão do conhecido costume de expor fotografias oficiais de autoridades em órgãos públicos e, ao invés de destacar a figura do presidente do Poder, contemplou a imagem dos 24 deputados na fotografia oficial da Casa.
Desde a retomada dos trabalhos, após o recesso de julho, quem frequentou o prédio da Assembleia notou a mudança: no lugar da tradicional foto oficial do Presidente da Assembleia em cada andar da Casa, próximo aos elevadores, agora se vê uma foto com todos os parlamentares reunidos e a seguinte frase: “Poder legislativo do Amazonas – o poder forte somos todos nós”.
A mudança repercutiu até nas redes sociais e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), Marco Aurélio de Lima Choy comentou a mudança: “Achei curioso e positivo que na Assembleia o presidente retirou sua foto pessoal de presidente e fez substituir pela foto de todos os deputados da legislatura – gesto muito simbólico e demonstrativo de união do parlamento. Parabéns!”, escreveu.
Em resposta, o presidente da Assembleia justificou a mudança associando o respeito ao fortalecimento do legislativo. “O parlamento é o berço e a alma da democracia. O respeito entre as ideias divergentes transformam o parlamento no lugar ideal para debater assuntos e encontrar soluções que melhoram a vida em sociedade. Esse é o poder do respeito. Quanto mais respeito mais forte é o poder”, definiu.
Para a vice-presidente da Aleam, deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), a foto de todos os deputados representa a união dos parlamentares. “A foto oficial mostra na verdade o que foi o próprio processo para eleição da Mesa Diretora, na qual a união entre os parlamentares mais experientes e o mais jovens resultou na eleição do grupo atual. Usar a foto dos 24 deputados da legislatura em vez da foto do presidente sinaliza também a força do próprio Poder Legislativo e importância da Assembleia no cenário político, pois é na Casa onde estão os legítimos representantes de todo o povo amazonense”, afirmou.
O cientista político e membro do Conselho de Comunicação da Aleam, Jack Serafim, afirmou que a mudança representa o sentido de unidade do poder legislativo. “Diferente do poder executivo o poder legislativo não pode ser resumido a uma só pessoa e essa mudança na foto oficial vem como uma correção histórica, pois o poder legislativo é feito pelos 24 deputados. Acredito que a ideia do presidente foi justamente essa: de respeito à pluralidade de ideias e que de fato a grande autoridade é dos representantes dessas diferentes matizes ideológicas”, analisou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Rubilar Santos