Edital, com prazo para cadastro até o dia 30 de setembro, oferece vagas para pesquisadores interessados em estudar acervo
Termina no dia 30 de setembro o prazo de inscrição de pesquisadores na 5ª edição do Programa de Residência em Pesquisa para desenvolvimento de projetos relacionados ao acervo e ao arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo (USP). Vale destacar que o órgão está ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da instituição de ensino.
A iniciativa busca incentivar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.
O público-alvo se resume a pesquisadores brasileiros e estrangeiros nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como doutorandos que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à biblioteca.
Edital
O edital oferece oito vagas, sendo três projetos voltados para a pesquisa do material constante no acervo da biblioteca e relacionado aos temas do projeto 3×22, que pretende promover o confronto de três 22’s: o da Independência, o da Semana de Arte Moderna e o que a geração atual vivenciará.
Para isso, os participantes poderão consultar o material conservado pela BBM para encontrar nos documentos, nos livros e nos autores esquecidos e renegados pelas vertentes dominantes de historiografia as evidências, as perspectivas e as interpretações que possam contribuir para a análise histórica.
Outros três projetos voltados para a pesquisa do material constante do acervo da biblioteca que abordem outros recortes temáticos serão selecionados, bem como um projeto sobre conservação e restauro, e, por fim, um projeto dedicado à pesquisa do material existente no arquivo da biblioteca.
Acervo
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin possui um dos mais ricos acervos de brasiliana no País, constituída por aproximadamente 60 mil volumes divididos em quatro principais vertentes temáticas: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte, e livros como objeto de arte.
Como parte das quatro vertentes temáticas, é possível encontrar obras de literatura, de história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.
O edital do programa, com detalhes sobre a apresentação das propostas, prazos e demais informações, pode ser consultado pela internet.