O segundo dia do 1° Fórum de Cidades Amazônicas teve início nesta sexta-feira, 6/9, com a contribuição da atriz Thaína Duarte que explanou sobre o encontro da comunicação e conscientização, com o tema “Quando o entretenimento encontra os desafios socioambientais”.
Para ela a participação da juventude atual na tomada de decisões sobre o meio ambiente e seu desenvolvimento é fundamental para o sucesso de projetos sustentável. “Participar de um fórum com chefes de Estado para debater sobre o desenvolvimento da Amazônia é uma oportunidade de aprendizado e também de representatividade jovem na luta pela preservação do meio ambiente”, declarou a atriz que participou da série “Aruanas” que conta a história de mulheres ativistas na proteção da floresta Amazônica.
Promovido pela Prefeitura de Manaus, com a parceria da Fundação Konrad Adenauer e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o 1º Fórum das Cidades Amazônicas reune prefeitos e representantes de cidades que integram a Amazônia Legal, além de representantes de organizações nacionais e internacionais, a exemplo da Embaixada da Noruega e do governo da Alemanha.
O evento segue com o painel “Cooperação Regional Descentralizada” moderado pela coordenadora de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, Marina Caetano.
Também participam do debate: César Augusto de Las Casas Diaz, diretor administrativo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica; Rodrigo de Oliveira Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul; Lívia Kramer, enviada especial de Clima e Floresta da Embaixada da Noruega; Alain Grimard, Oficial Sênior Internacional da ONU; André Fraga, Secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador; e Anja Wucke, diretora do programa Políticas sobre Mudanças do Clima – GIZ.
O ápice do dia hoje será a leitura do Pacto das Cidades Amazônicas que será apresentado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Segundo dia do Fórum de Cidades Amazônicas começa com painel sobre gestão ambiental descentralizada Prefeitura Municipal de Manaus.