A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista recebe, a partir desta quinta-feira (05/09), a segunda edição de 2019 de intercâmbio entre Brasil e Índia. A atividade promove troca de experiências entre comunidades tradicionais da Amazônia e a cultura indiana, com a presença de especialistas em técnicas de meditação e medicina Ayurveda (“Ciência da vida”, em sânscrito).
O intercâmbio será realizado na comunidade ribeirinha Bela Vista do Jaraqui, às margens do Rio Negro. Os especialistas, acompanhados de ribeirinhos, farão trilhas pela floresta para reconhecimento das plantas medicinais e discutirão como os conhecimentos de cura ancestrais dos ribeirinhos e indígenas se assemelham aos da cultura indiana.
A ação é uma parceria entre o grupo Brasilíndia – Entre Laços de Almas e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Para a gestora da Unidade de Conservação, a técnica da Sema Adila Matos, a experiência valoriza a cultura tradicional dos moradores da RDS.
“A vivência apresenta o Ayurveda, um sistema de saúde desenvolvido há mais de cinco mil anos na Índia. Este sistema milenar conecta o bem-estar físico e emocional por meio da alimentação, yoga, uso de plantas medicinais e diversas terapias. Por meio desta experiência que estamos trazendo pela segunda vez neste ano ao Amazonas, conseguimos ver a conexão com a cultura dos nossos povos”, explicou a gestora da RDS Puranga Conquista, Adila Matos.
Participam do intercâmbio o professor Moacir Biondo (Ufam), especialista no estudo de plantas medicinais da Amazônia; Dr. Sandeep Shirvalkar, médico, herbologista e doutor em Ayurveda de Pune, na Índia; e a professora de Yoga e terapeuta Ayurveda, Claudia Karunananda Saraswati Ruschel Lima.
Experiência em Manaus – Na terça-feira (10/09), o grupo Brasilíndia promove outra atividade em parceria com a Sema. Desta vez, a agenda será em Manaus: no Parque Estadual Sumaúma, localizado na Cidade Nova, zona norte da capital.
A partir das 16h, os especialistas promoverão palestra sobre a medicina Ayurveda. A atividade contará também com exposição de produtos medicinais ribeirinhos e exposição de desenhos de plantas feitos por crianças das comunidades do Amazonas. A agenda será concluída com uma prática de meditação guiada.