04/09/19 14h11
Chamada seleciona propostas que possam ser desenvolvidas conjuntamente entre a comunidade USP e a empresa; prazo é até 21/9
Jornal da USP
A Cátedra Construindo o Amanhã, mantida pela siderúrgica ArcelorMittal, pretende identificar ideias inovadoras que possam ser desenvolvidas conjuntamente entre a comunidade USP e a empresa.
USP terá edifício do futuro para projetos inovadores na área da construção civil
As ideias submetidas serão analisadas pela equipe da Cátedra, do Centro de Inovação em Construção Sustentável e da ArcelorMittal. Os autores das propostas consideradas promissoras serão convidados a discutir possibilidades de colaboração com a empresa.
Qualquer membro da comunidade USP pode se candidatar. É possível incluir outros autores – inclusive de outras instituições – desde que pelo menos um autor seja ligado à Universidade.
As ideias serão desenvolvidas ou divulgadas somente caso haja acordo no modelo conjunto de trabalho. Ideias não desenvolvidas permanecem em sigilo.
O prazo final para o envio do projeto é dia 21 de setembro. As inscrições devem ser realizadas on-line pelo formulário.
Áreas de interesse
A chamada está aberta a receber ideias e projetos de qualquer tema, porém os temas abaixo são de interesse estratégico da empresa:
Produtividade na Construção Civil
Sistemas construtivos inovadores
Indústria 4.0
BIM (Building Information Modelling)
Novos produtos e aços para Construção Civil
Sustentabilidade do aço
Grafeno na Construção Civil
Digitalização e Impressão 3D na Construção
Corrosão de armaduras
Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail [email protected]
Parceria USP e ArcelorMittal
No início do ano, a USP assinou um convênio com a empresa de aço que prevê a doação de recursos para a construção da nova sede do Centro de Inovação em Construção Civil (CICS), o CICS Living Lab, liderado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli). Por meio do acordo também foi criada a Cátedra ArcelorMittal Construindo o Amanhã.
A cátedra deverá colaborar para a formação de recursos humanos, incentivar a pesquisa e identificar oportunidades de inovação para atuação conjunta da USP e ArcelorMittal, sempre buscando a sustentabilidade social, ambiental e econômica na cadeia da construção em geral e do aço em particular.