Cooperação Internacional
3 de Setembro de 2019 às 20h43
Raquel Dodge recebe visita de delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha
No encontro, foram discutidos temas relacionados à migração e à localização de pessoas desaparecidas
Foto: Antônio Augusto/ Secom/PGR
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recebeu, nesta terça-feira (3) integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Durante a reunião, a diretora regional do CICV, Sophie Orr, apresentou à PGR as atividades desenvolvidas pela organização internacional e destacou o trabalho que tem coordenado em relação a pessoas desaparecidas e à questão de imigrantes, com foco na Venezuela. A delegação do CICV demonstrou interesse em estreitar os laços com o Ministério Público Federal para tratar desses temas.
Sobre a questão migratória, Raquel Dodge destacou a inovação promovida pela Lei de Migração. Promulgada em 2017, a norma garante aos estrangeiros o direito a um documento de identidade. Na avaliação da PGR, trata-se de um grande avanço, uma vez que a documentação facilita a inclusão social, o acesso à educação e aos serviços de saúde. “É importante que os estrangeiros saibam que têm esse direito e uma organização como a Cruz Vermelha, com seu alcance, certamente pode trabalhar essa divulgação”, disse Dodge, ao solicitar o apoio do CICV para dar visibilidade à novidade prevista na legislação brasileira.
Em relação às ações relativas a pessoas desaparecidas, o CICV revelou interesse em conhecer mais e, eventualmente, colaborar com o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A ferramenta visa a adoção de medidas de transmissão de ocorrências e de soluções de tecnologia da informação que possibilitam o cruzamento de dados, de modo a contribuir para ações imediatas de localização de pessoas desaparecidas. A PGR disse que a intenção é aprimorar e, exatamente, por isso, as colaborações são bem-vindas.
Água para o futuro – A PGR aproveitou a oportunidade para falar sobre outro projeto desenvolvido pelo CNMP: Água para o Futuro, que prevê o mapeamento e a proteção de nascentes por meio de um aplicativo. Ao falar sobre a iniciativa, ela apontou que a falta de água é uma das causas do fluxo migratório e que, também por esse motivo, o recurso natural deve ser protegido.
A reunião também contou com a presença da secretária de Cooperação Internacional da PGR, Cristina Romanó. Pelo CICV, participaram ainda: a chefe da Delegação Regional, Simone Casabianca-Aeschlimann, a coordenadora de proteção, Marianne Pecassou, e o coordenador de Operações para as Américas, Carlos Morazzani.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf