Grandes festas populares de municípios do interior e sua importância econômica e social tiveram destaque na Sessão Plenária desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde também foram repercutidos assuntos como as queimadas na Amazônia. Vários deputados falaram da importância econômica, social e turística dessas festas para os moradores, que esperam o ano inteiro por esses eventos.
Em seu oitavo mandato consecutivo, o deputado estadual Belarmino Lins (PP) fez relato da sua participação em três desses eventos no final de semana: na Festa das Lendas em Novo Aripuanã(a 227 km de Manaus), na Festa do Sol em Lábrea (a 702 km de Manaus) e no Festival das Onças, em Tabatinga ( a 1.108 km de Manaus), junto com seu irmão, o deputado federal Átila Lins (PP).
O deputado Dr. Gomes (PSC) falou sobre o município de Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus), onde foi realizada a Marcha para Jesus no domingo e também será realizada a partir do dia 15 a Festa da Laranja, com um público entre 80 mil a 100 mil pessoas. Ainda sobre as festas do interior, o deputado Adjuto Afonso (PDT) afirmou que esses eventos merecem atenção e que não são gastos, mas investimento. “Mais de 50 mil pessoas estiveram em Lábrea. Eu participei da festa. O município ganha, a população do interior merece esses eventos”, defendeu.
Já o deputado Serafim Corrêa (PSB) repudiou a declaração da líder do governo no Congresso, a deputada Joice Hassemann (PSL-SP), que na sexta-feira (30) sobrevoou a área de Manaus a Tefé (a 523 km de Manaus) e se referiu a queimadas da Amazônia como “histeria”. Serafim lembrou que a deputada não sobrevoou a região sul do Estado, onde existem as queimadas que precisam ser controladas. “Se ela se deixa enganar pelos seus correligionários, tudo bem. Agora ela querer fazer com que nos enganemos, é um absurdo. Quero repudiar a grosseria dessa senhora”, declarou.
Também em discurso, a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) lembrou que no dia 18 haverá a entrega de Medalha do Mérito Educacional Professora Ignes de Vasconcelos, por sua iniciativa. Belarmino Lins informou que a sua homenageada será a professora Agostinha Valente Figueiredo, de Barreirinha (a 331 km de Manaus), enquanto Serafim disse que Marilene Corrêa de Freitas, ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonasd (UEA), é a indicada por ele para receber a honraria.
Além da sessão plenária ordinária, houve uma Sessão Especial em comemoração aos 20 anos de fundação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), por solicitação do presidente da Aleam, Josué Neto, e do deputado Adjuto Afonso.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Elizabeth Menezes
Foto: Alberto César Araújo