Encontro com a escritora Flávia Muniz integra o Programa Viagem Literária; bate-papo na capital ocorrerá em 11 de setembro
Neste mês, o público de 76 bibliotecas de cidades paulistas tem um encontro marcado com a literatura fantástica e os principais autores desse gênero literário no Brasil. A iniciativa integra o programa Viagem Literária, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), e realizado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
Em 11 de setembro, às 10h, a escritora Flávia Muniz, criadora de contos, novelas de literatura fantástica e romances dark, participará de um bate-papo na Biblioteca de São Paulo (BSP), na zona norte da capital. De 16 a 18 deste mês, a autora participará de conversas com o público das bibliotecas de cidades da região de Bauru.
Ao todo, 15 escritores participam do módulo de Literatura Fantástica. Em clima de conversa descontraída, eles falam sobre temáticas e enredos extraordinários e favorecem a aproximação dos cidadãos da leitura. A ação também promove a reciclagem do acervo, com a aquisição de obras dos escritores convidados, o que torna as bibliotecas culturalmente mais atraentes para as comunidades.
Frequência
Na 12ª edição, o programa busca estimular o prazer pela literatura e ampliar a frequência nas bibliotecas, além de disseminar o conhecimento. Em maio deste ano, o Viagem Literária passou pelo interior do Estado, com o módulo de Contação de Histórias.
Agora, pela primeira vez, a ação oferece ao público a oportunidade de um contato pessoal com os principais escritores desse gênero literário no Brasil. Os livros dos autores escolhidos estão entre os mais vendidos e os mais emprestados nas bibliotecas brasileiras.
O Viagem Literária foi lançado em 2008 e, desde então, já passou por 217 municípios paulistas, levando escritores, contadores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 330 mil cidadãos que vivem no território paulista.
Os interessados podem conferir a programação completa pela internet.