O deputado Felipe Souza (Patriota) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para reforçar a importância da campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de discutir sobre a saúde mental e desenvolver políticas públicas de enfrentamento ao suicídio.
Segundo Felipe Souza, em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram de depressão e, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio já contabiliza mais de 800 mil vitimas, sendo a segunda causa de morte no planeta entre jovens de 15 a 29 anos e, no Amazonas, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM), 30 pessoas já tiraram a própria vida entre os meses de janeiro e abril deste ano, além das inúmeras tentativas impedidas pelas equipes da Polícia Militar.
O Parlamentar falou ainda da necessidade de o Executivo Estadual e Municipal se unirem e desenvolverem ações para o combate ao suicídio. “Precisamos livrar o Amazonas do ranking da morte. Hoje, o cartão-postal de Manaus, que é a Ponte Rio Negro, virou um ponto de suicídio. Muitas pessoas estão indo para aquele local para tirar sua vida. A gente sabe que a depressão hoje é o mal do século e que muitas pessoas estão acometidas desse mal. É preciso que haja um esforço das igrejas, da sociedade civil como um todo, do governo, para que se possa promover políticas publicas”,disse.
Gabinete do Deputado Felipe Souza (Patriota)
Texto: Assessoria do Deputado
Orlando Muniz (92) 99183-2261
Foto: Wilkson França