30/08/19 11h23
Pequenas Empresas e Grandes NegóciosA alta taxa de desemprego tem feito muitos trabalhadores abrirem seus próprios negócios para garantir a renda familiar. Pesquisa recente feita por uma fintech de crédito pessoal e divulgada com exclusividade pelo Valor Investe comprova a veia empreendedora do brasileiro: um dos principais motivos dos clientes que pegam empréstimo é o uso do dinheiro para começar uma micro ou pequena empresa (27%).
No acumulado do ano até julho, essa motivação só perde para o pagamento de dívidas, que lidera com 43% das intenções. Em seguida aparecem opções como abatimento da compra da casa (12%), compras e férias/viagem, ambos com 9%.
Um dado curioso da pesquisa é que em regiões como o Nordeste, os pedidos de empréstimos para empreender superam os pedidos para pagamento de dívidas. Em julho de 2019, 38% dos tomadores de crédito do Nordeste apontaram “Negócios” como o motivo principal contra 24% do Sudeste.
Já ao analisar a participação feminina no empreendedorismo, a desigualdade em relação aos homens permanece, ainda que elas representem um número significativo. Em julho, por exemplo, somaram 34% dos pedidos, enquanto os homens representam 66%.