No município de Tapauá (distante de Manaus 449 quilômetros em linha reta), turma do curso Técnico em Meio Ambiente do realizou atividade prática na orla da praça Raimundo Jó de Andrade, como parte dos requisitos para obtenção da nota final do curso. O desafio lançado pela instrutora Stefanie Sena foi o de apresentar um projeto técnico em Meio Ambiente que guardasse relação com setores dos órgãos públicos e privados envolvidos com a gestão ambiental.
Após traçarem o diagnóstico da área que constitui a praça Raimundo Jó, os alunos constataram uma situação de danos que envolviam processos de erosão, acúmulo de resíduos, poluição visual, além de outros. Diante dessas problemáticas e, apoiados em todos os conhecimentos teóricos e práticos aprendidos, eles desenvolveram um Plano de Recuperação da Área que consistiu na aplicação de técnicas de terraplanagem, de replantio de árvores de pequeno e grande porte para minimizar o processo erosivo, além de gramíneas e plantas florísticas que deram um ar de renovação e acolhimento ao lugar.
O Plano de Recuperação dos discentes ainda incluiu um trabalho de reeducação e manutenção de boas práticas ambientais com a comunidade. A população, comerciantes e trabalhadores que frequentam a orla do município puderam assistir a palestras sobre temas de Educação Ambiental como reciclagem, descarte correto do lixo, plantio e cultivo de mudas, reutilização de materiais. A parte final foi reservada para a instalação de várias lixeiras, desenvolvidas pelos próprios futuros técnicos com madeira de demolição, ao longo do entorno da Orla.
“A atividade prática foi extremamente produtiva. O alcance socioambiental enriqueceu a história de vida dos discentes, além de ter sensibilizado e conscientizado a comunidade sobre novas posturas em relação aos temas ambientais”, informou a instrutora Stefanie Sena.