Intitulada BiblioSesc, iniciativa estará à disposição do público nesta quinta-feira (29), entre 10h30 e 16h, na capital
Nesta quinta-feira (29), o projeto de incentivo à leitura BiblioSesc desembarcará em frente à estação Itaim Paulista, da Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Das 10h30 às 16h, a biblioteca móvel, organizada dentro do baú de um caminhão, estará à disposição do público, que poderá obter livros, jornais e revistas por empréstimo.
Vale destacar que o BiblioSesc oferece um acervo com mais de 3 mil obras. Para aproveitar a leitura, o interessado só precisa apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência ou a carteirinha do Sesc. Os empréstimos são válidos por 15 dias.
Exposição
No baú que abriga a biblioteca também há uma exposição de Marcelo D’Salete, professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. Cumbe (2014), a obra mais conhecida de Marcelo D’Salete, aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil.
O trabalho já foi publicado em diversos países. Outras criações do quadrinista são A Encruzilhada (2016) e Angola Janga – Uma História de Palmares (2017). A ideia de expor trabalhos produzidos a partir de livros, histórias em quadrinhos e mangás busca criar um ambiente de referências literárias a partir de imagens, aproveitando o espaço da biblioteca para servir também como galeria de arte.
Até o fim do ano, quinzenalmente, o espaço ficará estacionado em frente à estação Itaim Paulista. A programação engloba intervenções artísticas uma vez por mês, com o objetivo de integrar as ações culturais à literatura.
Arte na CPTM
Idealizado pelo Sesc, o projeto tem o apoio da CPTM, que abre espaços nas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.