Parceria entre docentes do Cetam e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), ambos localizados em Maués, permitiu integrar alunos do curso Técnico em Agricultura pelo Pronatec/Cetam em atividades práticas já implementadas com turmas do Ifam, cuja finalidade é aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre a agricultura orgânica como uma alternativa viável de sustentabilidade.
Os professores das duas instituições programaram um circuito agroecológico com o tema: Agroecologia e suas tecnologias. Na programação foram inseridas diversas atividades, dentre elas trilha agroecológica, produção de biocarvão, biofertilizante e a horta mandala.
A atividade permitiu aos alunos traçar relação entre a teoria dada em sala de aula com a prática da atividade em campo. Durante a trilha, por exemplo, eles compreenderam o funcionamento da mata e sua dinâmica; na compostagem, aprenderam sobre o processo biológico de transformação da matéria orgânica em substâncias húmicas a partir de restos vegetais, seus meios de fermentação e a aplicação desse composto orgânico como alternativa de fonte de matéria orgânica para o cultivo de hortaliças.
A instrutora Thatiane de Jesus Negreiros falou um pouco sobre a prática. “Aqui eles têm a oportunidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos. Aprender fazendo é uma das melhores maneiras de fixar a teoria. E esse circuito proporcionou a trilha pela mata, a compostagem, o preparo e aplicação dos biofertilizantes, além da montagem da horta mandala, com aplicação de técnicas de diversificação da atividade agrícola e melhor aproveitamento dos espaços”, comentou a professora Thatiane.