Até o Dia do Psicólogo, celebrado nesta terça-feira (27/08), a Coordenação de Atenção Psicossocial ao Escolar (Capse) já alcançou diretamente mais de 1,2 mil pessoas nas escolas da rede pública do Amazonas. Com menos de dois meses de criação, a equipe multidisciplinar já realizou palestras diversas, rodas de conversas, atividades de prevenção e pósvenção e, até mesmo, oficinas.
O balanço geral, informado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), é a soma dos trabalhos realizados de forma direta com os estudantes, como escutas individuais, sensibilizações e palestras direcionadas, especialmente, à saúde mental como um todo, segundo a coordenadora da Capse, Giani Brito.
“Esses números são ainda maiores, mas não temos como mensurar: nosso trabalho impacta não apenas os alunos individualmente e, sim, todo o corpo discente e docente, até os familiares e outros amigos. Isso porque a depressão, por exemplo, é uma doença que afeta não apenas uma pessoa, mas todos de seu círculo social”, explicou a psicóloga.
Rodas de conversa – Um dos métodos de prevenção ao suicídio são as rodas de conversa, realizadas, nas escolas, tanto por psicólogos quanto assistentes sociais e voluntários da equipe multidisciplinar. Com temas como “Violência sexual contra crianças e adolescentes”, “Motivacional e propósito de vida” e “Suicídio e pósvenção”, a Coordenação atendeu até 20 escolas diferentes, em menos de dois meses.
Em parceria com Exército Brasileiro, a Seduc-AM disponibiliza palestras de prevenção às drogas e ao suicídio, inclusive no interior do Estado. Trabalhando a prevenção às drogas e ao suicídio no Exército Brasileiro, o comandante da 12ª Região Militar, general Carlos Teixeira, especializou-se nos temas. Há quatro anos, ele palestra de forma voluntária em escolas da rede pública sobre os danos causados pelos entorpecentes, que perpassam do vício até a venda.
“O uso de drogas é porta para outras questões igualmente perigosas, como o tráfico, por exemplo, afetando a família como um todo e a saúde mental do próprio usuário. Os prejuízos para a vida podem chegar à morte, tanto do próprio indivíduo quanto de algum familiar”, assinalou o palestrante.
Mais parcerias – Além do Exército, a Capse também realiza diversas atividades em conjunto: as parcerias são fundamentais para um melhor alcance do trabalho e, em consequência, melhor qualidade de vida do alunado, de acordo com Giani. A mais recente aconteceu com a banda The Stone Ramos, de musicalização nas escolas.
“Os jovens têm na música o reforço do sentimento de pertencimento a um grupo e a sensação de manterem conhecimentos comuns, que são vivências essenciais para a saúde mental de todo o ser humano. Além disso, o projeto também valoriza os talentos e potencialidades artísticas dos alunos das próprias escolas”, assinalou a coordenadora.