Roda de conversa na universidade do município propiciou a aproximação entre poder público e sociedade civil
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) participou de uma roda de conversa na noite desta segunda-feira (27/08), no polo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Tabatinga, distante 1.108 quilômetros de Manaus. O tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” foi discutido por familiares de pessoas com deficiência (PcDs), Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e poder público.
O principal intuito da atividade foi o de ouvir a população, principalmente familiares de PcDs, sobre a implementação de políticas públicas para o segmento no município. Além disso, a roda de conversa serviu para que os moradores de Tabatinga conhecessem os serviços que vêm sendo desenvolvidos pela secretaria ao longo destes oito meses de gestão.
Para a titular da secretaria, Viviane Lima, o momento vivido no Alto Solimões é histórico porque a Seped “de fato está cumprindo seu papel de ir onde o cidadão está”.
“E estamos fazendo tudo corretamente, porque a melhor solução é a união de todos”, disse Viviane, fazendo referência ao Governo do Estado, prefeitura de Tabatinga, OSCs e sociedade civil.
Além da presença da titular da Seped, a roda de conversa contou com a participação da secretária executiva do Fundo de Promoção e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Santos, da subsecretária municipal de Saúde, Ana Neta, e representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.
A Seped está em Tabatinga para participar, a partir de amanhã (28/08), da segunda edição do “Amazonas Presente”, do Governo do Estado. O programa, lançado no final de maio pelo governador Wilson Lima, tem a proposta de levar para mais próximo da população do interior os serviços oferecidos pelas secretarias estaduais.