Com suporte da Frente Parlamentar de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Frempeei), aconteceu, no térreo do edifício-garagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a edição de uma feira especial do Shopping Itinerante em parceria com o Bazar Rayana.
A feira conta com a parceria do Banco Santander, por meio do programa de crédito Prospera, e Banco da Amazônia, além do apoio da Comissão de Direito Empresarial da OAB-AM, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
De acordo com Andréia Rocha, assessora técnica da Frempeei, depois de observar as atividades realizadas pelo Bazar da Rayana, a Frempreei viu uma oportunidade às empreendedoras que foram atendidas pela Frente de pôr em prática aquilo que aprenderam em sala de aula. A Frente periodicamente realiza uma oficina para capacitar os empreendedores com técnicas de venda, controle financeiro para comercializarem seus produtos, além de oferecer estrutura gratuita aos que participem do processo de treinamento, ou seja, ensina a empreendedora individual a ser uma empresária e administrar seu próprio negócio.
Preço baixo
De acordo com os empreendedores, a feira – tanto nas instalações da Aleam, como em outros locais onde atuam- é um sucesso, pois garante a todos uma boa oportunidade de venda dos produtos a preços bem abaixo do mercado, o que atrai muita gente na compra de produtos que vão do brechó com peças variadas, a roupas novas, sapatos, moda-praia adulta e infantil, artesanato, bijuterias, acessórios, eletrodomésticos em geral, dentre outros.
Para a empreendedora Sara Leão, que trabalha com a venda de calças de alfaiataria masculina e feminina, além de blusas, blazers e vestimenta infantil, a realização dessa feira é uma oportunidade ímpar de se colocar em prática, em termos de vendas, tudo o que foi aprendido junto à Frempreei, saindo de sua zona de conforto e oferecendo novos serviços aos diversos pontos de trabalho da feira na cidade de Manaus.
Andréia explicou ainda que muitas dessas comerciantes ainda não estão formalizadas e a Frempeei, em vista disso, enxerga um outro lado de oportunidade, que é a de trazer esse público para conhecer a Frempeei, o trabalho que realiza e, com isso, dar um salto à frente e passar a trabalhar de forma legal (formalizados).
Bazar da Rayana
Nesse evento, o Bazar da Rayana segue com a mesma regra e estrutura de seus expositores, com o pagamento de uma taxa para custeio de despesas do bazar. Andreia Rocha explicou que os expositores da Frempeei estão isentos dessa e de qualquer outra taxa.
Para conseguir a formalização, explicou Andréia, é necessário trazer Carteira de Identidade e CPF, comprovante de residência e IPTU. Se a pessoa faz Declaração de Imposto de Renda, se faz necessário o número da declaração e, se não faz declaração, é preciso o número do Título de Eleitor. “Todo o trabalho de formalização é gratuito e é feito de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h, no quinto andar do prédio da Aleam”, assinalou a assessora técnica da Frempeei.
Finalizando, Andreia observou que o bazar é um dos exemplos de empreendedorismo que deu certo na capital, com estratégia de vender produtos a custo baixo para atrair e fidelizar cada vez mais a clientela, com valores que vão de R$ 1 a R$ 100.
Para a vendedora Lene Barros, que trabalha com uma banca de variedades há 4 anos, esse tipo de feira ajuda muito as famílias, principalmente, aquelas em que o provedor está desempregado. É uma oportunidade para que se possa ingressar num novo ramo e sair do comodismo, pagar as contas e ganhar um dinheiro extra que o trabalho formal não lhe garante.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Raimundo Nonato Lopes
Fotos: Rubilar Santos