Cerca de 325 alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMBM) Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) José Carlos Mestrinho vivenciaram uma experiência diferente, na sexta-feira (23/08). Em parceria com a Embaixada Francesa – a unidade de ensino da capital é bilíngue português/francês -, os jovens conferiram o espetáculo “Sonhos na Areia”, no Teatro Amazonas. A montagem internacional já foi premiada no renomado Festival Off d’Avignon, em 2014.
Assinada pela artista Loréne Bihorel, a apresentação conta, através de desenhos na areia, 12 histórias em diferentes lugares do mundo. O espetáculo ganhou duas sessões gratuitas na capital, uma para os estudantes da escola estadual e outra aberta para o público, e reuniu um total de 749 pessoas.
Para a cabo do Corpo de Bombeiros e coordenadora bilíngue da EETI José Carlos Mestrinho, Eline Regina Barros, o contato dos alunos com uma montagem premiada contribui para o aprendizado em sala de aula. “É sempre muito válido quando eles [os estudantes] saem da escola para conferir algo novo, ainda mais no Teatro Amazonas, que é um símbolo da capital. Os alunos se sentem motivados e orgulhosos da unidade onde estudam”, destacou a coordenadora bilíngue.
Eline afirmou, ainda, que os estudantes estavam curiosos e ansiosos para a atividade de sexta-feira: “Temos crianças que nunca vieram nem ao Largo [São Sebastião], então, elas ficam com uma expectativa grande. A partir de experiências como essa, os estudantes ampliam a visão de mundo e adquirem novos pontos de vista, o que é bastante importante na sua formação. Vamos pegar tudo o que assistimos aqui, e trabalhar em sala de aula, fomentando um aprendizado da Língua Francesa pela cultura”, completou.
A parceria foi firmada junto à adida de Cooperação Educativa da Embaixada Francesa, Catherine Pétillon, que elogiou a parceria com a EETI José Carlos Mestrinho. “Temos um trabalho próximo com a escola e ficamos muito felizes, pois, sempre que promovemos atividades como essa, os professores dão continuidade dentro de sala. Desta vez, por exemplo, os alunos gravaram uma entrevista com a artista [Loréne Bihorel] e vão estudá-la ao longo da semana”, frisou Catherine.
Plateia – A estudante Ana Karoline Araújo Guimarães, da 4ª série, foi uma das alunas que tiveram a oportunidade de assistir “Sonhos na Areia”. Ela, que tem Artes como uma das suas matérias favoritas, contou que o estilo diferente do espetáculo foi uma das coisas que mais gostou. “A peça tem uma mesa com efeitos visuais, onde a artista faz diversos desenhos com areia. E essas ilustrações a gente consegue acompanhar através de um telão”, explicou Ana Carolina.
A jovem de 9 anos ficou bastante feliz, também, com chance de conferir um espetáculo internacional ao lado dos seus colegas de classe. “Já tinha vindo ao Teatro Amazonas no ano passado e achei tudo muito bonito, mas assistir a ‘Sonhos na Areia’ com meus amigos foi mágico”, finalizou.
Parceria – Segundo Eline Regina Barros, o trabalho em conjunto com a Embaixada Francesa já acontece há alguns anos. “Quando começamos a escrever a proposta da escola bilíngue, a Embaixada entrou em contato com a gente e nos visitou. Eles acharam excelente a nossa proposta pedagógica e, então, resolveram nos acompanhar”, pontuou a coordenadora bilíngue.
Depois de um longo período de parceria, a EETI José Carlos Mestrinho se prepara, agora, para firmar um Termo de Cooperação Técnica com a Embaixada. A iniciativa deverá aproximar ainda mais as duas instituições. “Esse Termo fará com que a gente continue avançando no que diz respeito à educação bilíngue no Amazonas e traga uma qualidade ainda maior para a nossa escola”, concluiu Eline.
Além do termo, a EETI busca, agora, o selo de qualidade de ensino La Belle France Éducation. Caso consiga, a escola amazonense será a única do Brasil com o título.