O senador Marcos Rogério (DEM-RO) defendeu nesta segunda-feira (26), em Plenário, liberdade tarifária e maior concorrência no setor aéreo. Ele lembrou que a população sofre com altos preços e baixa ofertas de voos em território nacional, principalmente no interior dos estados brasileiros.
— Em muitas localidades, sequer ofertas de voos há, o que causa verdadeiros transtornos para o povo que necessita. Não temos uma interligação aérea plena em nosso país. Em muitos lugares, o caminho até o aeroporto em funcionamento mais próximo dista 100 quilômetros, 200 quilômetros, 300 quilômetros e até mais. Isso é muito ruim para aqueles que precisam se movimentar pelo território nacional com maior rapidez e acaba por tornar mais cara a movimentação nacional do que em muitos casos a movimentação internacional — disse.
Como presidente da comissão de infraestrutura, o senador disse que tem estado mais próximo do setor aéreo, e assim, compreende de perto os desafios.
— Temos tomado medidas concretas no setor, que passam pela privatização de aeroportos, destinação de recursos públicos para manutenção, ampliação e reformas de muitos terminais aeroportuários, desregulamentação do setor aéreo e abertura de mercado que tanto precisamos para gerar maior competitividade e contribuir para a redução dos preços das passagens — ressaltou Marcos Rogério.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)